A coisa boa sobre o Filodendro Xanadu é que ele cresce muito compactamente. Todavia, ele não é uma planta trepadeira como o filodendro roxo (Philodendron erubescens), por exemplo.
Apesar de não crescer muito - em torno de 1 metro – ele marca presença pelo tamanho e beleza de suas folhas. Assim, tem longas hastes eretas e fortes que terminam em folhas pesadas e nervuradas.
Primeiramente, para levar uma planta Xanadu para dentro de casa separe um local bem iluminadoe onde a luz solar não incida diretamente.
Em épocas de temperaturas mais elevadas é recomendável usar um borrifador com água. Isso é muito importante para a planta, pois ela não tolera muito calor.
Se cultivada em ambientes externos, escolha locais onde haja sombra que proteja do sol do meio-dia pois nesse caso suas folhas tendem a queimar.
Não existe segredo para o substrato, como a maioria dos filodendros, o Xanadu gosta de substrato comum permeável e extremamente nutritivo.
No inverno, o Filodendro Xanadu é bastante tranquilo com as regas. Podendo ser negligenciado por alguns dias.Contudo nos meses mais quentes deve receber água suficiente, sem alagamento.
Recomenda-se a fertilização com adubo líquido para folhagens ou o padrão. Principalmente quando a planta ainda está em seu período de crescimento, sendo assim, a cada duas semanas é suficiente.
Se as folhas estão escuras e secas, a planta pode ter recebido muito sol e queimaduras de sol. Sua localização deve então ser alterada imediatamente.
Se as folhas tem aparência de palidez e estão murchas, o Filodendro Xanadu pode sofrer de falta de alimento, o que pode ser remediado aplicando fertilizantes.
Se as folhas apresentarem manchas marrons, provavelmente é excesso de umidade , ela foi regada demais. Certifique-se se houve o alagamento das raízes e evite regar no futuro próximo.