Conhecida como Jiboia, a espécie Epipremnum aureum é uma típica planta das florestas tropicais. E uma de suas características é crescer como trepadeira sobre os troncos das árvores.
Se as folhas da sua Jiboia estão amarelando, saiba que existem 7 causas que precisam ser analisadas.
A Jiboia não gosta de soldireto em suas folhas. Em seu habitat, no meio da floresta ela se desenvolve escalando os troncos das árvores em busca de luz.
1 - Exposição à luz solar
A água é fundamental para o processo de desenvolvimento da Jiboia, mas o excesso de rega pode deixar as folhas amareladas.
2 - Excesso de água
Esse fator está ligado ao anterior, uma vez que o solo mais pesado, argiloso ou então extremamente compactado pode levar ao acúmulo de água da rega dentro do vaso
3 – Solo compactado
A Jiboia suporta algum período de seca sem enfraquecer ou ficar doente.Entretanto, não é nada bom manter sua Jiboia na seca repetidamente e nem por períodos muito longos.
4 – Falta de água
A falta de nutrientes provoca não somente o amarelamento das folhas da Jiboia como também uma lentidão no desenvolvimento.
5 - Falta de nutrientes
O excesso na fertilização é mais comum do que parece. Isso acontece quando as pessoas não levam em consideração o tamanho do vaso, a quantidade de substrato ou o tamanho da planta.
6 - Excesso de adubo
Ácaros e cochonilhas são as pragas mais comuns que podem causar o amarelamento das folhas, pois se alimentam da seiva da planta, fazendo com que ela enfraqueça e perca sua cor verde.