A Maria-sem-vergonha é uma planta que vale a pena tanto no jardim quanto como planta de casa. Dependendo da forma como é montada, atrai a atenção e impressiona com o tanto de flores coloridas.
Seus frutinhos são a razão dos nomes populares que recebe, pois eles explodem ao menor balanço e lançam suas sementes.
Como recompensa pela facilidade de brotação e bela aparência, no entanto, requer algumas medidas de manutenção.
A Maria-sem-vergonha prefere locais com luz difusa. Muita sombra, pune a planta com baixo crescimento. Por outro lado, evite a exposição ao sol quente do meio-dia. Isso pode queimar folhas e flores.
O solo deve ser bem drenado e, acima de tudo permeável. Isso porque o alagamento das raízes pode gerar o apodrecimento e a perda da planta.
Geralmente a Maria-sem-vergonha é muito utilizada em composição com outras plantas, desde que tenham os mesmos requisitos de cultivo, como quantidade de luz, tipo de solo e umidade.
Algumas espécies que seguramente podem fazer parceria com a Maria-sem-vergonha são por exemplo, as Begônias, Margaridas, Hostas e Verbenas.
Ela só precisa de uma quantidade moderada de água. Só mais tarde a necessidade aumenta. Então, é importante garantir que o substrato seja mantido sempre úmido. Não deixe alagar.