Essa samambaia com folhas onduladas tem chamado muita atenção. As folhas em tons claros de verde e o cultivo em sombra são o maior atrativo da planta Asplênio.
A planta Asplênio é também conhecida popularmente como Ninho-de-Passarinho. Pois suas folhas formam uma roseta central dispostas em círculos e com formato alongado de lanças.
Além da espécie típica que conhecemos, a samambaia Asplenium nidus, existe uma variedade muito interessante com folhas em franjas:Asplenium nidus ‘Crissie’
Como uma típica planta tropical, a planta Asplênio gosta de ambientes úmidos e sombreados. A temperatura ideal gira em torno de 20°C a 25°C.
Proteja sua planta do sol forte. Contudo, em climas mais amenos como do sul do país, você pode oferecer um pouco de luz direta do sol no início da manhã ou fim de tarde.
Uma sugestão de receita para cultivar o Asplênio é misturar à terra vegetal elementos como húmus de minhoca, casca de pinus, fibra de coco, carvão vegetal, vermiculita ou perlita.
A samambaia Asplênio gosta de solo úmido o tempo todo, mas nunca encharcado. Por certo, manter regas regulares, sem deixar o substrato secar completamente é o melhor para sua planta.
A reprodução do Asplênio acontece através de esporos. Eles surgem ao longo da nervura central da parte inferior das folhas.