A Samambaia trepadeira é uma espécie exuberante, grande e versátil que se adapta a várias condições de ambiente.
Embora seja uma planta com folhas verdes lindíssimas, que aceita tanto sombra como sol, ela ainda é pouco conhecida no Brasil.
Assim como em seu habitat normal, a Samambaia trepadeira evolui muito bem à sombra de outras árvores. Nesse sentido, é excelente sua utilização como cobertura e forração de solo no jardim.
Ademais, é uma espécie que aceita o cultivo tanto em vasos e jardineiras, como também em vasos suspensos onde suas folhas ficarão pendentes.
E embora prefira os ambientes de sombra, adequa-se ao cultivo à meia-sombra e ao sol, com solo que esteja umedecido a maior parte do tempo.
Apesar de ser uma planta rústica e firme, ela não se adapta bem ao frio. Desse modo, o melhor é cultivá-la em regiões de clima tropical.
A Stenochlaena tenuifolia se propaga mais fácil por divisão de rizomas, no formato de estacas. Contudo, algumas de suas folhas produzem esporos pelos quais se multiplica.
Em alguns países, a extração da sua seiva serve como planta medicinal. Aliás, ela também é umaPANC (planta alimentícia não convencional).