A planta Cavalinha é uma espécie que se adapta em vários tipos de solo. Desde locais ensolarados e secos como também solos úmidos, típicos de regiões mais alagáveis do jardim ou próximo a lagos.
A planta Cavalinha é parente das samambaias e avencas. Nesse sentido, ela também não produz flores e tem pequenos cones nas extremidades das hastes que contém esporos.
É uma planta que gosta de ambientes ensolarados, mas também aceita a meia-sombra. E embora seja muito cultivada em solo principalmente úmido, como em lagos, ela prospera também em solo seco.
Para o cultivo em vasos, escolha um recipiente que seja profundo o suficiente para suportar seus rizomas. Dessa forma, quanto maior o espaço, maior o tamanho da planta.
Para o plantio em jardins, você deve limitar sua expansão. Pois seus rizomas avançam sobre as outras espécies.
Algumas maneiras de delimitar o espaço para a Cavalinha incluem por exemplo, a construção de barreiras de alvenaria com pelo menos 30 cm de profundidade.
Outra forma é enterrar o recipiente com a planta no jardim, definindo assim o seu espaço subterrâneo.
A rega deve ser constante de modo a manter a umidade no solo do vaso. No entanto, em ambientes externos, a rega vai depender de outros fatores.