A Calda Bordalesa é uma mistura com ação antifúngica utilizada nas plantas para controlar e combater doenças causadas por fungos.
Embora seu uso seja comum em hortas e pomares, é possível a utilização da calda para tratar plantas ornamentais em casa.
Como é um produto que não pode ser armazenado, pois sua validade é de apenas 3 dias, a receita em menor quantidade é ideal para apenas uma aplicação.
Ingredientes para Fazer a Calda Bordalesa:– 5 gramas de sulfato de cobre– 5 gramas de cal virgem– 1 litro de água
Material de Apoio:– 2 recipientes de plástico (não use metal)– Balança de precisão– 2 colheres de plástico ou de madeira para mexer– 1 pano de prato para coar
Preparo:Em um dos recipientes de plástico coloque o sulfato de cobre e metade da água. Vá mexendo até dissolver tudo. Às vezes, dependendo da qualidade do sulfato de cobre, ele demora a se dissolver.
No outro recipiente, coloque a cal virgem e adicione a água aos poucos. E depois com o acréscimo de mais água ela se transforma no que chamamos de leite de cal.
Em seguida, derrame o líquido azul, ou seja, o sulfato de cobre dentro do pote do leite de cal. Não inverta essa derrama pois pode talhar todo líquido.Continue mexendo até a hora de coar.
Depois de coado e verificado o pH, coloque a Calda Bordalesa no borrifador ou no pulverizador. Aplique em todas as partes da planta, inclusive na parte inferior das folhas.