Saiba que existem muitas espécies de plantas para varandaque gostam de sombra e luz indireta brilhante. A luz brilhante é aquela em que os raios de sol não atingem diretamente a planta.
O Junco-japonês também é conhecido como grama Hakone, que são essas moitas verdes decorativas do Extremo Oriente.Mantenha a terra úmida, mas evite o alagamento.
Junco japonês (Acorus gramineus)
Não devem ficar completamente no escuro. Se sua varanda recebe pelo menos um pouco de sol da manhã ou da tarde, a begônia vai gostar e aproveitar os raios do sol.
Begônias (Begonia)
Morangos também crescem em florestas em condições semelhantes às encontradas em uma varanda com sombra. Em princípio, a planta ainda deve receber um pouco de sol.
Morangos Silvestres
Muitas ervas também prosperam em varandas com sombra. Em termos de sabor e aparência, o Hortelã-verde é o campeão.
Hortelã-verde (Mentha spicata)
A maioria das espécies de Samambaias podem crescer em meia-sombra. O mesmo acontece com a Samambaia-espada e a Samambaia-americana.
Samambaia-espada (polystichum munitum)
Não tente levar o Escudo persa para uma sombra mais escura que a da varanda. Pois, o cintilante das folhas vai se perder, e se tornar opaco.
Escudo-persa (Strobilanthes dyeranus)
O bambu-da-sorte é outra dessas plantas que você pode colocar em locais claros e escuros ou ainda cultivar em substrato ou na água.
Bambu (Dracaena sanderiana)
Em seu habitat, a planta cresce principalmente em locais úmidos e sombreados - bons motivos para cultivá-la em sua varanda.
Maria-sem-vergonha (Impatiens walleriana)
É particularmente popular devido à sua robustez, além disso tem alta tolerância à sombra, não gosta de temperaturas altas e nem seca.