Quando falamos em fertilizar ou adubar as plantas algumas dúvidas surgem. Uma delas é sobre qual o tipo de fertilizante utilizar em uma planta.
Dessa forma, vamos explicar aqui os pontos fortes e fracos tanto do adubo orgânico quanto do inorgânico. Depois você será capaz de fazer escolhas melhores para sua planta.
Os Adubos Orgânicossão compostos de uma variedade de produtos vindos da natureza, ou seja, de matéria-prima animal ou vegetal.
Vantagens do Adubo Orgânico– Melhoram a estrutura do solo, pois permitem que mais ar chegue às raízes;– Permite que o solo retenha água por mais tempo;
– Aumenta a atividade microbiana do solo;– Possuem uma variedade maior de elementos nutrientes;– Na maioria das vezes, seguro para pessoas e animais de estimação.
Os Adubos Inorgânicos são produtos sintéticos, desse modo, fabricados para conter um conjunto específico de nutrientes para as plantas.
Diferente dos adubos orgânicos que funcionamà medida que são liberados, os adubos inorgânicos agem de forma imediata no solo.
Vantagens do Adubo Inorgânico– Bastante concentrado e de fácil aplicação;– Proporções precisas de nutrientes;
– Ampla variedade de formas e opções;– Longo prazo de validade e preço mais acessível;– Fornecimento imediato de nutrientes.