A Aechmea fasciata é uma bromélia com formato e cores interessantes. Conhecida popularmente como Bromélia-rainha, essa maravilha pode ser cultivada em ambientes de sombra e meia-sombra.
A Aechmea fasciata se tornou uma das plantas mais comercializadas em vasos, sobretudo para ambientes internos.
Imagem instagram
As folhas formam uma espécie de funil, com escamas na base, que coletam água e nutrientes. A planta atinge cerca de 50 cm de altura.
A parte rosada que surge no centro, que muitos pensam ser sua flor, são na verdade as brácteas. Essas brácteas são as folhas modificadas que protegem as pequenas flores.
Veja na foto abaixo, as flores são bem delicadas de cor lilás ou roxa.As flores murcham muito rápido em comparação com as brácteas, no entanto garantem a multiplicação de brotos na planta-mãe.
A Aechmea fasciata gosta de ambientes de meia-sombracom luminosidade abundante, porém sem incidência de luz direta do sol nos momentos mais quentes do dia.
É possível cultivar sua Bromélia-rainha dentro de casa também, desde que perto das janelas e varandas, onde a luminosidade seja alta.
Utilize preferencialmente substrato para epífitas.As bromélias precisam de água em suas folhas. Manter uma irrigação frequente é muito importante para a planta.
A propagação da Aechmea fasciata pode ser feita através dosbrotos que surgem depois que a planta-mãe floresce e morre. Assim que isso acontece você terá três ou mais brotos acoplados às raízes da planta maior.
Espere até que esses brotos tenham um tamanho bom para o replantio, cerca de um terço do tamanho da planta-mãe.