A planta Capuchinha é mais conhecida como planta ornamental. E embora seu uso como planta comestível seja raro, ela tem um sabor marcante, que se assemelha ao agrião.
Suas flores são grandes amarelas, laranjas e vermelhas e surgem o ano todo enfeitando os jardins e vasos. Além disso, a Capuchinha é uma planta de cultivo simples e com germinação rápida.
Suas características de planta rasteira permitem a formação de maciços para forração, ou então, se conduzida, pode ser cultivada como trepadeira.
Tanto as flores como as folhas da Capuchinha são comestíveis. Por ser mais comumente cultivada como planta ornamental, ela é considerada uma PANC (planta alimentícia não convencional).
O uso em saladas e molhos é o mais comum. As folhas mais jovens são as melhores, pois à medida que envelhecem passam a adquirir um certo amargor.
Além disso, as flores da Capuchinha são tradicionalmente utilizadas no tratamento de resfriados e também como antisséptico.
Embora a Capuchinha sobreviva à sombra, ela se desenvolve majestosa com ao menos 6 horas de sol diário.A Capuchinha não precisa de solo elaborado, crescendo bem em locais com boa drenagem e umidade nos jardins.
A depender da estação do ano e do clima da região, a quantidade de rega precisa de controle para evitar que as raízes fiquem sobrecarregadas.