Se você acabou de adquirir ou foi presenteado com uma orquídea, é importante saber que a embalagem em que ela vem não é apropriada para manter a planta saudável por muito tempo.
Por isso, recomenda-se que a orquídea seja transplantada para um vaso com um substrato adequado assim que possível. Saiba mais detalhes a seguir e veja como manter e cuidar de orquídeas em casa.
Diferentemente das raízes de outras plantas, as raízes de orquídeas não podem ser colocadas em água ou algum outro substrato padrão.
Ou seja, as raízes devem estar expostas ao ar quando a água entra na superfície da raiz, por exemplo, durante a chuva, como acontece na floresta.Veja as dicas a seguir.
– Troque o vaso para que as raízes não fiquem apertadas.– Ofereça um substrato especial para orquídeas– Escolha o local ideal sem luz solar direta
– Regue apenas quando o substrato estiver seco ao toque,, talvez uma rega na semana seja suficiente.– Mantenha a umidade com o uso de borrifador algumas vezes ao dia ou use um umidificador.
– Use um fertilizante próprio para orquídeas mensalmente ou a cada duas semanas, seguindo as instruções do fabricante.- Evite mudanças bruscas de temperatura com corrente de ar ou próximo ao ar condicionado.