Sálvia

Como Cultivar

A Sálvia tem  aroma e sabor  finamente amargos e é utilizada há tempos como tempero  culinário, seja em carnes, peixes, saladas, manteigas, molhos  de queijo e tantos  outros pratos. 

Luz e Temperatura

A Sálvia precisa de  sol pleno, porém  em locais com altas temperaturas  proteja sua planta do sol escaldante do  meio do dia.

Substrato e Rega

A Sálvia prospera em substrato muito bem drenado, que seja rico em nutrientes e umedecido levemente quando a planta ainda está jovem, ou seja até um ano e meio.

Como Plantar Sálvia

O cultivo através de sementes exige um pouco de paciência, pois até que a planta amadureça e tenha folhas para coleta, é necessário esperar cerca de 12 a 18 meses. 

Dicas

Se for fazer o plantio da Sálvia perto de outras ervas, escolha o  Alecrim, pois são plantas companheiras que não disputam nutrientes. .

Outros bons companheiros  para a Sálvia são o repolho e a cenoura. Mas, mantenha os pepinos e as abóboras afastados.

Como Secar a Sálvia

Para armazenar a Sálvia o melhor é secar a planta sem lavar. Antes de separar as partes que serão secas, faça a retirada de qualquer elemento estranho, como restos de terra ou pedaços de outras plantas.

Outra maneira de secar a Sálvia é no forno. Espalhe as folhas individualmente sobre o papel manteiga em um tabuleiro. Então ligue o forno no mínimo e deixe a porta ligeiramente aberta para permitir que a umidade escape.