A primeira coisa a se considerar é a escolha das plantas. Opte por plantas de pequeno porte se você quiser apenas criar um espaço mais verde. Suculentas, cactos ou ervas aromáticas, não ocupam muito espaço, são fáceis de cuidar e resistentes.
Por outro lado, se você prefere um ambiente mais selvagem, combine diversas espécies e tamanhos de plantas. Invista em vasos de alturas diferentes para criar um ambiente mais acolhedor, sobretudo se você quer privacidade em relação aos vizinhos.
Varandas com a face voltada para o lesterecebem a luz solar direta do início da manhã, embora o calor seja mais ameno para as plantas.
Já a face oeste recebe luz direta na parte da tarde, onde o sol se põe. E como nosso país está no hemisfério sul, as varandas com a face voltada para o norte recebem mais sol durante o dia.
Uma varanda ou sacada virada para o sul recebe uma incidência bem pequena de luz solar. Nesse caso, você deve excluir do seu projeto, por exemplo, a maioria dos cactos e também as plantas frutíferas, além das espécies que necessitam de sol pleno.
Adicionar móveis confortáveis, como cadeiras, sofás ou redes de descanso, ajuda a criar um espaço acolhedor para relaxar e desfrutar do ambiente verde.
A iluminação também é importante, opte por luzes de Natal, lâmpadas de parede ou velas para criar um ambiente acolhedor à noite.