Existem algumas formas de fazer mudas de violeta. Veja a seguir um jeito simples e rápido que vai te render muitas mudas.
O primeiro passo é realizar o corte das folhas mais velhas que estão na base da planta. Tente pegar folhas bem desenvolvidas e que estão mais próximas ao substrato.
O corte precisa ser próximo à base, deixando uma parte do cabinho ou caule.O recomendado é deixar um pedaço de 1 cm a 1,5 cm do caule.
Separe vasos ou copos bem pequenos com orifícios de drenagem. As violetas gostam de espaços apertados.
O substrato deve ficar meio solto. Coloque partes iguais de substrato no vaso, húmus de minhoca, por exemplo, ou pode utilizar areia de rio ou de construção também.
O caule deve ficar levemente enterrada com uma média de 0,5 cm. Você pode utilizar palitos de dentes ou algum tipo de apoio para a sua folha não cair sobre o substrato, caso esse problema aconteça.
Após o processo de plantação é só manter o ambiente do substrato constantemente úmido e não exagerar na quantidade de água.
Em cerca de 20 dias será possível notar que ela está enraizada no substrato. Em aproximadamente 30 a 40 dias você verá o primeiro broto da sua plantinha.