Um jardim é um espaço de convivência não só com a natureza como também com a família e amigos. Muitos estudos enumeram os benefícios que o contato com as plantas traz para a saúde mental e física.
Em primeiro lugar, estude seu espaço e imagine o que quer fazer, pegue referências na Internet, no Pinterest ou em sites especializados como de paisagismo ou decoração externa.
Jardins verticais estão se alastrando pelas casas e apartamentos. Mesmo na parte externa eles ganham destaque. Eles podem cobrir paredes inteiras ou simplesmente ajudar a esverdear algum canto.
Depois de estudar o espaço que você tem, é bom fazer um esboço. Coloque tudo no papel. Onde vão as plantas, os vasos, os jardins verticais, a grama, as pedras, o piso.
Escolher as plantas pode ser um dos pontos mais demorados no planejamento. Pois, envolve não somente o tipo de luminosidade que a planta precisa como também outros fatores.
Agora, se o projeto incluir pedras, você vai precisar de uma manta de drenagem para colocá-la entre a terra e as pedras para que com as chuvas, as pedras não fiquem sujas.
Você vai precisar também de separadores de grama, apesar do nome eles são usados também para separar um ambiente de um piso para o outro, e até entre pedras que tenham um tamanho diferente da outra.
Enfim, com tudo comprado e à disposição é hora de colocar a mão na massa. Saque de seu projeto e vamos lá!