Quem já conhece a Congea tomentosa não se importa de esperar o final do inverno para ver o espetáculo de flores rosadas e lilás que se forma no jardim.
Com a queda da maioria das folhas, essa trepadeira fica tão repleta de flores que quase não se vê mais seu caule e as poucas folhas que sobraram. É uma floração impressionante e inesquecível.
A Congea tomentosa é conhecida popularmente como Congeia. Nos países de língua inglesa e espanhola eles se referem a ela como “Chuva-de-orquídeas” dada sua espetacular floração. Embora não tenha relação com as orquídeas.
A floração dura várias semanas, período em que as brácteas vão mudando sua cor aveludada. Elas saem da cor branca e lilás e passam por tons rosados e violeta até chegar ao cinza.
A Congea tomentosa é uma planta que gosta de muita água e sol pleno. Se sua Congeia é cultivada em vasos e jardineiras, ela precisa ser irrigada abundantemente até que a água escorra pelos orifícios no fundo do vaso.
Para os vasos, procure locais com muita luminosidade nas varandas e terraços, pois quanto maior a quantidade de horas de sol, mais espetacular será sua floração.
Em países onde o clima é mais rigoroso, muitas pessoas cultivam a Congeia dentro de casa, pois é uma planta que não tolera frio e geadas.