O plantio companheiro é uma arte tradicional que precisa de planejamento, mas que vale a pena pelo resultado colhido.
Trata-se do plantio de espécies que quando cultivadas juntas ou próximasse ajudam e beneficiam umas às outras.
Imagem instagram
Os benefícios incluem por exemplo, um controle ou inibição de ataque de pragas, além de melhorar a estrutura e o aproveitamento do solo e sua qualidade.
Não somente isso, mas também é possível observar o desenvolvimento mais rápido das plantas, a diminuição da erosão do solo, uma melhoria na fermentação do solo e melhor balanço de nitrogênio.
Algumas espécies são mais sensíveis ao sol e ter como planta companheira plantas mais altas resolveria facilmente esse obstáculo. Especialmente quando você tem pouco espaço.
Além disso, plantas com raízes mais profundas são boas companheiras de plantas com raízes mais curtas, pois uma não atrapalha a outra.
Como exemplo, podemos citar a combinação da cebolinha com os tomates ou as roseiras. Isso funciona, pois a cebolinha mantém os fungos longe das rosas e os pulgões longe dos tomates.
O Manjericão tem a capacidade de manter longe os mosquitos e as moscas, além de melhorar o sabor e o crescimento de suas companheiras.
A hortelã não deve ser plantada muito próximo das outras plantas pois suas raízes são muito agressivas. Entretanto, quando plantada com uma distância segura, ela repele as traças do repolho e dos tomates.