A maioria das plantas amolecem, ficam com folhas amareladas ou murchas em condições de excesso de água. Por outro lado, existem muitas espécies que são “bebedoras” vorazes.
Muitas das plantas que gostam de água podem ser cultivadas em ambientes aquáticos. Outras preferem apenas um substrato com muita umidade.
Algumas opções de samambaias para o interior, que gostam de água, reúnem as espécies:Asplenium: Samambaia-índica e Samambaia-ninho-de-pássaro Nephrolepis, como a Samambaia-americana, Samambaia-paulista Samambaia-havaiana ou Marisa e a Samambaia-holandesa.
1 - Samambaias
O Inhame-pintado é indicado para vasos e jardineiras em ambientes tropicais e semissombreados. É uma planta que gosta de solos úmidos e que se multiplica muito facilmente.
2 - Inhame-Pintado
(Schismatoglottisneoguineensis)
Embora o Lírio-da-paz mais conhecido seja o Spathiphyllum wallisii, existem outras espécies irmãs que têm as mesmas características de necessidade de água. Por exemplo o Spathiphyllum cannifolium.
3 - Lírio-da-paz
(Spathiphyllum)
O Guaimbê-sulcado tem folhas belíssimas e enormes. Ela prefere o cultivo à sombra de árvores e palmeiras. Gosta de locais com temperaturas altas e úmidos.
4 - Guaimbê-sulcado
(Rhaphidophora decursiva)
Se caracterizam por gostar de alta umidade no ar e temperaturas elevadas.Algumas sugestões de filodendro para cultivo dentro de casa são:– Imbé-peludo– Imbé-serrote– Filodendro-lua-clara– Guaimbê-peludo