Beleza com Ação Repelente

Santolina Chamaecyparissus

Conhecida popularmente  apenas como Santolina essa é  uma planta com folhagem encantadora de tom verde-claro. 

Ela também é conhecida popularmente aqui no Brasil como Rosmarina  e Lavanda-algodão.  Em outros países ela recebe nomes como Santolina-cinza, Erva-perfumada, Erva-sagrada-prateada ou Erva-de-santo-cinza.

Suas flores amarelas embora sejam pequenas, se destacam acima das folhas conferindo um visual muito ornamental para o jardim.  Saiba mais um pouco sobre a Santolina Chamaecyparissus, logo a seguir.

Imagem instagram

As folhas são aromáticas, pequenas e finamente divididas, o que dá uma aparência emplumada, além de possuírem as margens dentadas.  Elas têm um aroma característico quando suas folhas são machucadas.

Ela é uma excelente candidata não só para bordaduras de  jardim como também jardineiras e  vasos de piso Seus ramos ficam longos, quando não podados.

A Santolina Chamaecyparissus é uma planta utilizada não somente como ornamental  nos jardins e vasos, mas é também uma  planta medicinal  além de comestível.

Como uma PANC (planta alimentícia não convencional),  ela é utilizada como aromatizante e condimento  para todo tipo  de prato;  carnes, aves, peixes, molhos, queijos e caldos. 

Por outro lado, a Santolina tem ação inseticida e vermífuga. Seus ramos e seus óleos essenciais servem de ação repelente para insetos indesejados.

Recomenda-se o cultivo da Santolina a pleno sol, sobretudo para manter o tom verde-claro vibrante da planta.  É uma planta que pode ser podada repetidamente para o cultivo como  planta de topiaria.

Gostou?  Visite o Site para Mais Dicas

Seta pontilhada branca
Seta pontilhada branca
Banner de folha verde
Moldura de canto branca

terragam.com

Veja  o Artigo Completo  no Site