De porte pequeno e própria para cultivo dentro de casa, na sombra ou meia-sombra, a Peperômia é conhecida por sua delicadeza e riqueza das folhas.
São muitos tipos de Peperômia e com características muito similares de cultivo. Só no Brasil existem cerca de 170 espécies registradas, e nativas em quase todos os estados do país.
– Peperomia magnoliifolia: ainda mais conhecida como “Peperômia tricolor”. Tem ramos avermelhados e folhas com manchas assimétricas. Existem também algumas outras variedades dessa espécie.
– Peperomia argyreiamuito conhecida como “Peperômia Melancia” a princípio é a mais popular das Peperomias, talvez pelo desenho das suas folhas.
– Peperomia scandens com folhas verdes ou levemente avermelhadas e em formato de coração, ela se apresenta também na forma variegada.
– Peperomia caperatacom folhas de grande contraste e cheia de depressões e nervuras.
– Peperomia obtusifolia: é conhecida popularmente apenas como "Peperômia". Tem folhas em tom escuro de verde, são carnudas e lustrosas e com formato elíptico.
– Peperomia obtusifolia 'Alba'Na obtusifolia "Alba" os rebentos crescem com uma cor amarelo claro, assim, só mais tarde se transforma num verde rico.