Se você tem um jardim ou uma horta em casa sabe que a remoção da erva daninha é uma das tarefas mais importantes ao longo do ano. Elas crescem muito mais rápido do que as plantas ornamentais e hortaliças.
Não pense que a erva daninha é sempre uma planta sem graça ou feia. A Corda de Viola (foto), por exemplo, tem flores graciosas e são plantas que atraem polinizadores como as abelhas.
Além disso, algumas espécies são berçários para lagartas que geram lindas borboletas.
O Que é Erva Daninha
É considerado erva daninha toda planta que disputa os mesmos recursos da espécie de cultivo principal. Elas competem pela água disponível, nutrientes presentes no solo e até mesmo luminosidade.
Ademais, elas podem facilitar o aparecimento de pragas e doenças, causando o enfraquecimento das outras espécies.
Geralmente elas possuem uma grande facilidade de reprodução, desse modo, tomando conta rapidamente de grandes faixas do terreno sem muito esforço.
Aliás, algumas sementes de ervas daninhas têm a capacidade de permanecerem dormentes no solo por mais de dez anos.
Diferente das lavouras, a identificação da espécie de planta daninha em jardins não é importante.
Mas se você está curioso em descobrir quais as ervas daninhas que têm atrapalhado seu cultivo principal, existem alguns aplicativos que podem ajudar na identificação.
Os aplicativos Agrobase e Weed ID estão disponíveis para celulares IOS e Android.
Como Matar Erva Daninha
Em áreas pequenas, o melhor método para matar a erva daninha ainda é na mão. Faça a verificação constante e retire um a um os seus brotos.
Uma dica relevante: o melhor momento para a remoção da erva daninha é logo depois das chuvas. O solo está menos compactado, o que facilita a remoção com um ancinho ou com as mãos.
Acabe com todas as raízes também. Isso porque, mesmo pequenos pedaços de raiz podem originar uma nova planta.
O uso de herbicidas é indicado para áreas maiores, quando as ervas daninhas já estão fora de controle e exigem uma alternativa mais contundente. Contudo, isso deve ser feito com indicação de um profissional jardineiro ou agrônomo.
É importante lembrar que dependendo do produto utilizado, ele não faz distinção entre planta daninha, planta ornamental, hortaliça ou frutíferas.
Nesse sentido, a escolha do produto correto, a maneira de aplicação e a quantidade são cuidados fundamentais.
Veja Também:
Gostou das dicas sobre Erva Daninha? Então, você já teve um problemas com elas no seu jardim? Aproveite e compartilhe essas dicas com seus amigos que também cultivam plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.