Existem várias opções disponíveis no mercado de misturas de substrato para orquídeas. Então fica um pouco confuso quando você precisa atender às necessidades de um cultivar específico. Vamos esclarecer aqui alguns pontos para você saber escolher qual o melhor substrato para orquídeas.
Se você é um jardineiro iniciante no cultivo de orquídeas com certeza já se perguntou como mantê-las saudáveis e em qual tipo de substrato elas devem ser cultivadas.
Algumas espécies de orquídeas preferem certos materiais enquanto outras se desenvolvem bem em combinações menos elaboradas. O importante é que você se familiarize com as necessidades da sua planta.
Com o intuito de ajudá-lo a montar seu próprio substrato, mostramos abaixo as particularidades de cada opção.
Qual o Melhor Substrato para Orquídeas
Caco de Telha e Tijolo
Este é um material que retém pouca água. Contribui para aumentar a umidade para suas orquídeas. Além disso, funcionam também como âncoras pesadas que evitam que os vasos tombem. Algumas espécies podem ser enormes, como por exemplo as Orquídeas Dendrobium.
Fibra de Casca de Coco
A Casca de Coco pode ser usada para melhorar a retenção de água. Ela protege o solo aumentando a atividade microbiana e reduzindo a evaporação. Dessa forma, mantém por mais tempo a umidade dentro do vaso. Permitindo também a máxima circulação de ar entre as raízes. E ao mesmo tempo são um recurso renovável que se decompõem lentamente.
Lascas de Cortiça
São feitas da casca da árvore dos sobreiros. Mesmo aquela das garrafas de vinho e champanhe podem ser aproveitadas. Apesar de impermeável, a Cortiça é bem aceita pelas orquídeas pois permitirem espaços de crescimento das raízes. Assim como, ajudam na aeração e no escoamento rápido da água.
Argila Expandida
São pedras de cerâmica levíssimas e porosas. A Argila Expandida tem a capacidade de manter brevemente a umidade porém, sua maior vantagem é garantir a boa drenagem quando do excesso de irrigação.
Pedra Vulcânica
Muito comum em orquídeas importadas do Havaí. A Pedra Vulcânica é porosa e consegue absorver água, mantendo assim sua orquídea com mais umidade. São duras e não se quebram com facilidade o que permite uma proteção maior para as raízes.
Pedra Pomes
Embora muito comum como pedra esfoliante, utilizada nos tratamentos corporais, a Pedra Pomes tem seu lugar no mundo das plantas. Assim como a última opção, é igualmente leve e porosa. Desse modo, serve para deixar o substrato menos compactado e mais leve, o que garante o enraizamento e facilita o escoamento do excesso de água.
Casca de Pinus
É um dos materiais mais comuns utilizados em vasos de orquídeas, especialmente aqueles vendidos nas floras e mercados. Contudo a Casca de Pinus vai de decompondo ao longo do tempo e assim criando um substrato mais ácido. Desse modo, as orquídeas que crescem nesse meio precisam ser replantadas pelo menos uma vez ao ano.
Musgo Esfagno
O Musgo Esfagno vai reter a umidade dento do vaso ou em volta das raízes. Contudo, para não encharcar as raízes, use-o em pequenas quantidades.
Perlita e Vermiculita
Usadas para ajudar na aeração e na umidade do substrato. A Perlita e a Vermiculita desempenham, cada uma, o seu papel.
Espero que você tenha tirado algumas dúvidas lendo este artigo. Se quiser saber um pouco mais, não vá embora sem antes ler Como Cuidar De Orquídeas Em Casa: 7 Regras de Ouro.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou das dicas sobre qual o melhor substrato para Orquídeas? Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.