A Zamioculca se tornou um planta muito popular em todo o mundo por causa da sua tolerância às várias condições de cultivo. Suas folhas tem verde intenso e são lisa e brilhantes ao ponto de parecerem uma planta artificial. Veja aqui 5 dicas práticas para te ajudar a cuidar da Zamioculca.
1 Sobre os Rizomas
A Zamioculca (Zamioculca zamiifolia) cresce por meio de rizomas subterrâneos parecidos com uma batata. Desse modo, é onde armazenam água e nutrientes para enviar para o caule e as folhas quando eles necessitam.
Todavia, é importante verificar que os rizomas estejam sempre totalmente enterrados, do contrário eles podem ser prejudicados pelos elementos do ar.
2 Não replante sua Zamioculca
Espere até que as raízes deformem o vaso para então replantar sua Zamioculca. As raízes gostam de estar apertadas nos recipientes.
Assim que decidir que é o momento para o replantio, então escolha um vaso apenas um pouco maior.
3 O vaso deve ter muitos furos de drenagem
O ponto fraco da Zamioculca é o excesso de água.
Sendo assim, certifique-se de que o vaso tenha muitos orifícios para escape da sobra de água ou sua planta pode sofrer com a umidade do solo.
Além disso, sempre confira se o solo está completamente seco antes de regar novamente.
4 Zamioculca resistente
É considerada uma das plantas mais resistentes para se cultivar em ambientes de sombra por dois motivos: não precisa de muita água e nem de tanta luz como a maioria das plantas de sombra.
Em princípio, a Zamioculca consegue sobreviver com iluminação bem inferior se comparada a outras plantas de sombra. Porém, não exagere, lembre-se que todas as plantas precisam de luz para realizar a fotossíntese.
5 A Zamioculca fica dormente
Quando você percebe que sua planta não está crescendo por um longo período de tempo, não se preocupe. Isso é perfeitamente natural.
Em outras palavras, a Zamioculca fica dormente para concentrar sua energia em armazenar nutrientes nos rizomas que serão usados mais tarde quando a planta tenha necessidade.
Dúvidas frequentes:
Quando regar a Zamioculca?
Regue uma vez na semana, no máximo. Contudo, sempre observando se solo já está seco. Nos períodos de chuva e maior umidade do ar o intervalo entre as regas deve ser maior.
Como fazer muda da Zamioculca?
O jeito mais rápido de conseguir um muda de Zamioculca é por meio do galho.
Corte uma parte do galho bem perto do solo. Escolha um galho com folhas saudáveis. Enterre de dois a três centímetros na terra. Regue e deixe na sombra. Com 30 dias você terá uma nova muda cheia de raízes.
Qual o Significado da Planta Crassula Ovata Segundo o Feng Shui
Cultive o Cacto Candelabro se você quer uma Planta Bizarra e Incomum
Tudo que Você Precisa Saber Sobre o Lírio da Paz Antes de Ter Um
Conheça as Exuberantes Plantas Fícus para Você Cultivar em Casa.
Tipos de Peperomia Para Cultivar em Ambientes Internos. Escolha a Sua!
Gostou das dicas sobre como cuidar da Zamioculca? Logo após terminar a leitura, conte abaixo se você cultiva em casa essa planta. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.