As crianças aprendem brincando e nós adultos devemos proporcionar ambientes favoráveis para o seu desenvolvimento. Assim, vamos conhecer algumas dicas de como montar uma brinquedoteca em casa.
A brinquedoteca é um espaço preparado para expor à criança as possibilidades de aprendizado por meio dos brinquedos e também das atividades realizadas ali. Pois, é brincando que elas entendem o mundo ao seu redor, possibilitando a melhor compreensão de si, do outro, ao mesmo tempo que têm contato com as primeiras regras sociais.
Dicas relevantes para montar uma brinquedoteca em casa
O foco do planejamento do quarto de brinquedo infantil está em explorar a ludicidade delas, pois assim elas podem criar mundos, ideias e sentidos, favorecendo o desenvolvimento mental e motor.
Montar uma sala de brinquedos em casa pode parecer simples, contudo alguns pontos devem ser observados de modo que a experiência das crianças seja abundante. Separei algumas dicas que irão facilitar na hora da execução do seu projeto.
Móveis para o ambiente
Não há necessidade de muitos móveis, principalmente se o espaço for pequeno. Assim, invista em estantes “porta brinquedos”, prateleiras com a frente vazada, rack para livros e caixas organizadoras sem tampas. Todos os móveis devem ser de tamanho infantil e estar ao alcance das crianças.
Os móveis para crianças têm algumas peculiaridades que devem ser observadas. Por exemplo, a base é sempre mais larga que o topo. Isso evita que uma estante, no caso, vire em cima da criança quando ela se apoia.
As prateleiras são vazadas na frente para facilitar a retirada dos brinquedos ou livros expostos.
Mesas e cadeiras devem ter apoio quadrado para evitar o tombamento quando a criança se apoia ao se sentar ou levantar.
A altura das peças também é importante no quarto de brinquedo infantil, pois no momento da organização as crianças são capazes de ajudar, criando a noção de responsabilidade desde cedo.
Tapetes ideais para o projeto
Os tapetes deixam a brinquedoteca em casa aconchegante e colorida. Então, pense bem nas opções e estampas que podem combinar com a decoração. Todavia, precisam ser antiderrapantes se o piso for escorregadio, para, assim, evitar acidentes.
Os tatames são bastante funcionais, além de reduzir a força do impacto em possíveis quedas.
Além disso, no mercado também há como opção os tapetes que vem com várias funcionalidades, servindo ao mesmo tempo de decoração e como diversão. Escolha a que melhor atende a necessidade da criança e invista.
Brinquedos para montar uma brinquedoteca em casa
Os tipos de brinquedos variam de acordo com a faixa etária. Podendo trocar com o tempo para se ajustar às necessidades de cada criança. As novidades não param de aparecer, porém os clássicos, como quebra-cabeças, por exemplo, que passam de geração em geração nunca decepcionam como forma de diversão.
É muito importante investir em livros e cadernos de desenho para ajudar a exercitar a imaginação e habilidade motora. Assim como também é recomendado o uso de objetos simples que estejam mais à mão e que facilitem as brincadeiras do dia a dia.
Estas foram apenas algumas dicas de como montar um quarto de brinquedos ou uma brinquedoteca em casa. Futuramente, faremos outros artigos com mais detalhes para te ajudar na decoração dos quartos das crianças.
Tons Metálicos Na Decoração: Veja Dicas De Como Utilizar
Quais São As Melhores Flores Para Decoração de Casamentos?
5 Espécies De Plantas Carnívoras Para Você Cultivar Em Casa
Graminha para Gatos: Como Plantar em Casa
Plantas Pequenas Para Quarto: Conheça 7 Espécies para Cultivar
Gostou destas dicas? Aproveite para ver, não só sobre Casa e Decoração, como também saber mais sobre Plantas e descobrir novas Receitas lendo os outros artigos do nosso blog. Além disso, deixe seu comentário logo abaixo. Logo após, compartilhe com alguém que você sabe que vai gostar desses assuntos. E então, deixe sua avaliação nas estrelinhas.