Elas se parecem com pequenos seixos ordenadamente sobrepostos. A Suculenta Pedra da Lua, assim como outras suculentas, se beneficiam desse aspecto pedregoso para escapar da ação de possíveis animais herbívoros. Com folhas espessas e aveludadas, são muito atraentes e conquistam cultivadores em todo o mundo.
Sobre a Suculenta Pedra da Lua
- Nome Botânico: Pachyphytum oviferum
- Outros Nomes: Pedra da Lua
- Origem: América Central
- Família: Crassulaceae
- Flor: Vermelhas
- Luminosidade: Sol pleno e meia-sombra
Iluminação adequada
O local ideal para a suculenta Pedra da Lua deve ser bem ensolarado, pois é um tipo de planta que gosta de bastante luminosidade. No entanto, é importante reforçar que a ação direta do sol nos momentos mais quentes do dia, pode queimar as folhas da sua Suculenta Pedra da Lua. Dessa forma, faça uma adaptação aos poucos para expor sua planta diretamente à luz solar.
Em ambiente interno é preciso colocar a planta em um local com iluminação brilhante, ou seja, próximo às janelas ou varandas que tenham incidência de luz do sol. Assim, você vai proporcionar um bom desenvolvimento para a sua planta.
Se a sua Pachyphytum oviferum apresentar espaçamento entre as folhas, isso se chama estiolamento. Significa que sua planta está recebendo pouca luz e por isso mesmo, desenvolve hastes alongadas e folhas espaçadas.
Nesse caso, faça uma poda drástica na planta e mude-a de local; escolha uma janela que tenha sol pelo menos 6 horas por dia. A parte podada pode ser aproveitada como muda em outro vaso. Além disso, cada uma de suas folhas têm a capacidade de se transformar em uma nova planta.
Rega Ideal para a Suculenta Pedra da Lua
A suculenta pedra da lua é uma planta que não exige muita demanda de água; e como resultado dessa baixa necessidade, suporta períodos mais longos de seca. Sendo assim, só adicione água no solo quando ele estiver realmente seco.
É mais fácil para a pedra da lua lidar com a falta de água do que com o excesso. Você vai perceber quando estiver regando demais, uma vez que suas folhas ficarem com aspecto amolecido e caírem com facilidade.
A atenção com a rega, deve ser redobrada em ambientes fechados, pois o solo passa mais tempo úmido devido à falta de exposição solar.
Substrato Recomendado para a Pedra da lua
O substrato ideal deve ter uma certa semelhança com o seu habitat. A Pachyphytum oviferum gosta de solo arenoso, bem aerado, e que permite drenar a água com facilidade.
Uma mistura pobre em matéria orgânica, com componentes como carvão mineral, perlita, areia, ou argila, vão permitir a drenagem da água e respiração das raízes.
Suculentas em formato de rosetas, como a Pedra da Lua, geralmente encostam suas folhas da base, no solo. Para evitar o apodrecimento dessas folhas, faça uma camada de pedrinhas na superfície do solo.
E se você quiser conhecer outra suculenta maravilhosa, prima da Pedra-da-lua, leia esse outro artigo que publicamos sobre a elegante Suculenta Pachyphytum Hookeri: Folhas Grossas E Cores Deslumbrantes.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou destas dicas sobre a Suculenta Pedra da Lua? Aproveite para conhecer mais sobre plantas lendo os outros artigos do nosso blog. Além disso, deixe seu comentário logo abaixo. Logo após, compartilhe com alguém que também gosta de plantas. E então, deixe sua avaliação nas estrelinhas.