Pedaços de cebola, batata, alho ou gengibre podem ser cultivados com algumas habilidades para fazê-los crescer no jardim ou em vasos. Saiba como funciona esse tipo de regeneração e veja como aproveitar os resíduos das hortaliças para cultivar novas plantas.
Como Aproveitar os Resíduos das Hortaliças
Em princípio é possível aproveitar os resíduos de todas as plantas que tenham um eixo de caule (hipocótilo). Jardineiros experientes são familiarizados com esse tipo de procedimento, e nós vamos conhecer aqui um pouco mais sobre o assunto.
Como Fazer Crescer o Alho e a Cebola
A cebola e o alho brotam muito rapidamente na presença de luz solar. Para replantá-las basta colocar a cebola ou a cabeça de alho em um recipiente cheio de água. De forma que apenas os restos da raiz seca entrem em contato com a água. Após a brotação coloque sob o substrato com a parte do verde voltado para cima.
Como Crescer a Cenoura
O procedimento para crescimento da cenoura em água também funciona. Após a utilização da cenoura, pegue a parte final do tubérculo e coloque-a na bandeja com água. Acomode a parte cortada virada para baixo e deixe submerso apenas uns dois centímetros da raiz.
Crescendo a Batata à partir de Pedaços
O melhor jeito para cultivar novas plantas de batata é usando as batatas inteiras, que rapidamente desenvolverão novos brotos sob a influência da luz. Por certo que você já deixou uma batata esquecida na bandeja da geladeira e viu alguns brotos surgirem dali.
Você pode utilizar uma batata partida ao meio ou pedaços maiores de batata que tenham “olhos” e também são capazes de crescer. Eles devem ter ao menos um centímetro de diâmetro.
Assim que os pedaços de batata germinarem, retire-os da água. Deixe, então as peças secarem por cerca de dois ou três dias para que não comecem a apodrecer quando plantadas no substrato.
Separe cada pedaço de batata que tenha um broto e posicione-os no vaso, sob a terra, com a parte germinada virada para cima. Dessa forma, após um curto período de tempo, os rebentos abrem caminho e surgem na superfície.
Brotando o Gengibre no Sol
O gengibre também produz brotos muito facilmente e eles nem precisam estar na água. Apenas deixe-os no sol.
Todavia para incentivar o surgimento de muitas brotações, você pode colocar o gengibre em um prato com um pouco de água. Então, coloque o prato dentro de alguma redoma de vidro ou mesmo um saco plástico.
Quando surgirem os brotos, passe todos para o vaso, com o cuidado de deixar a parte da brotação voltada para cima. Você vai se surpreender com a planta linda que surge do gengibre.
Veja Também:
Posts Mais Recentes
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou deste artigo sobre como aproveitar os resíduos das hortaliças? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e conte se você tem uma já tentou cultivar essas hortaliças em casa. Além disso, compartilhe com alguém que você sabe que também gosta de plantas. E então, marque sua avaliação nas estrelinhas.