Com caule avermelhado e folhas grandes em formato de coração, a Homalomena rubescens é uma planta nativa do Sudeste Asiático e pode ser cultivada dentro de casa.
Ela é uma espécie tropical, amante da umidade que prefere ser cultivada à sombra de plantas maiores quando está no jardim.
Conheça um pouco mais sobre a Homalomena rubescens e veja as dicas de rega, substrato, luminosidade e adubação.
Sobre a Homalomena rubescens
A Homalomena rubescens pertence à família Araceae, que sozinha tem mais de 3000 espécies, além de inúmeros cultivares, principalmente em áreas tropicais da América do Sul e do Sudeste Asiático.
Outras plantas muito populares estão na família das Aráceas e já foram comentadas aqui no site. Por exemplo, a Comigo-ninguém-pode e o Guaimbê.
A Homalomena rubescens é conhecida popularmente aqui no Brasil como Tajá-vermelho. Embora em outros países ela seja nomeada como Coração-do-rei e Coração-vermelho em referência às suas folhas grandes e talos vermelhos.
Ela é uma planta entouceirada, sem caule lenhoso e que cresce com ramos eretos, chegando a 50 centímetros de altura.
Tem folhas laminadas em formato de flecha, com nervuras em baixo relevo na face superior e salientes na parte inferior. Elas surgem diretamente da raiz tuberosa e têm pecíolos ou hastes avermelhadas.
Como Cuidar da Homalomena rubescens
A Homalomena rubescens é uma planta tropical tuberosa, e nesse sentido, é comum que ela perca todas as folhas durante o inverno, rebrotando logo depois na primavera.
Luz e Temperatura
A Homalomena rubescens prefere locais claros à sombra ou semissombreados. A exposição ao sol é melhor no sul do país e nos horários de início ou fim do dia.
É uma planta que se desenvolve melhor em temperaturas entre 21° e 30°C. Além disso, não suporta locais muito frios por longos períodos.
Rega e Substrato
As regas devem ser típicas de uma planta tropical que gosta de sombra e umidade, ou seja, moderada, mantendo o solo levemente úmido.
Se perceber pontinhas secas nas folhas ou folhas amareladas pode ser sinal de muita água e encharcamento das raízes. Por outro lado, se as folhas arquearem, murchas, pode ser pouca rega.
Tente mantê-la agrupada com outras plantas se for cultivar a Homalomena rubescens dentro de casa, pois isso favorece a umidade no ambiente.
Na época de muito calor e altas temperaturas, borrifar as folhas ajuda a aliviar um pouco. Lembrando que esse efeito é momentâneo, acabando o frescor assim que a água seca.
Manter as folhas limpas, principalmente das espécies que estão dentro de casa é importante para facilitar a captação de luz a fim de que a planta realize a fotossíntese.
Prepare para a Homalomena um substrato leve e arejado, rico em material orgânico e que seja muito bem drenado.
Adubo
Faça a fertilização da Homalomena rubescens durante os meses da primavera e do verão.
É uma planta tóxica, sendo recomendável mantê-la fora do alcance de crianças, assim como de cães e gatos.
Veja Também:
Gostou das dicas? Logo após terminar a leitura, deixe suas estrelinhas abaixo. Além disso, aproveite e compartilhe com seus amigos que também se interessam por plantas.