Agrião: A Erva Ideal Para Plantar Com As Crianças

Agrião germinado e cultivado em potes transparentes em base de papel toalha

Especialmente se você quiser trazer as crianças para o mundo da horta, o Agrião é um excelente começo. Ele germina facilmente e para aguçar a curiosidade da brotação, em 1 ou 2 dias as crianças já verão os resultados.

Mesmo que você esteja apenas procurando a cereja do bolo para sanduíches e saladas, não tem como errar com o agrião. Seu sabor é mais suave do que a rúcula e o espinafre, por exemplo. E tem grandes chances de conquistar mesmo aqueles que torcem o nariz para as verduras.

Sem dúvidas, uma grande vantagem do agrião é que você não o cultiva por um longo tempo. A colheita é feita alguns dias após a semeadura e pronto. É precisamente por isso que é adequado como um primeiro projeto de plantio para crianças.

Se você não puder esperar cerca de 5 dias do grão à colheita, também há mudas de agrião em vasinhos no supermercado. E de qualquer maneira: cadê a diversão?

Preparando o Vaso e o Substrato para o Agrião

O agrião precisa de umidade para se desenvolver com rapidez. Para fazer o cultivo junto com as crianças, você não vai precisar de vaso com substrato. Prepare apenas um recipiente de plástico sem furo e com uma camada de papel no fundo. Com a umidade e uma boa luminosidade, eles germinam facilmente.

Por outro lado, o cultivo no jardim ou em vaso com substrato serve tanto para a colheita do broto jovem, como também para o cultivo mais longo. Quando se trata de substrato, o agrião não é tão exigente, crescendo bem em solos até mesmo mais arenosos.

Prefira os vasos de plástico que mantêm o substrato úmido por mais tempo. Vasos de cerâmica, fibra de coco ou barro absorvem muito rapidamente a água da rega e por esse motivo não são os mais indicados no caso do cultivo do agrião.

Cultivando o Agrião com as Crianças

As mudas de agrião são bastante adaptáveis ao local, seja ao sol ou à meia-sombra. Você conseguirá bons resultados mesmo em peitoris de janelas, com menos tempo de incidência direta do sol. A rapidez na germinação também não será prejudicada.

Algumas camadas de filtro de café úmido ou papeltoalha de cozinha são suficientes para germinar as plantas. A colheita pode ser feita quando o agrião atingir 6 a 8 centímetros de altura.

Fatia de pão com microverde de agrião

De maneira idêntica, você pode simplesmente pegar uma peneira e polvilhar as sementes de agrião e, em seguida, mantê-las úmidas. Isso é especialmente necessário se você quiser consumir a muda inteira como uma microverde, por exemplo, para saladas.

Claro, você também pode simplesmente jogar as sementes do agrião no solo e cobrir com uma finíssima camada de substrato. Isso pode ser feito, por exemplo, em vaso individual ou em uma faixa de substrato dentro da sua jardineira de ervas.

Qualquer que seja o método que você escolher – mantenha as sementes e mudas moderadamente úmidas. Polvilhe um pouco de água nas sementes todos os dias e as mudas devem eclodir do grão após 1-2 dias.

Para ficar tudo mais divertido, deixe a responsabilidade da rega com as crianças. Oriente a rega cuidadosa para que os grãos não saiam do lugar. Dependendo da quantidade de sementes, o melhor é levar um pouco de água na palma da mão e deixar escorrer entre os dedos.

Se quiser ver mais ideias de hortaliças, leia também nosso outro artigo que trata sobre PANC – plantas alimentícias não convencionais.

Veja Também:

Gostou deste artigo sobre o agrião? Compartilhe com alguém que também gosta de cultivar ervas em casa. E então comente abaixo o que você cultiva na sua horta. Deixe também suas estrelinhas a seguir.

5/5 - (14 votes)

Deixe um comentário