Anthurium Plowmanii Croat: Veja Todos Os Cuidados Para Você Cultivar

Anthurium Plowmanii
Reprodução imagem: renorootsnursery.com

O Anthurium plowmanii é uma planta extremamente resistente de caule fibroso com folhas verdes enormes, que causam presença marcante na decoração tanto de jardins como em vasos. Conheça as características e o modo de cultivo dessa exuberante planta tropical.

Sobre o Anthurium plowmanii Croat

É uma planta nativa do Peru, Bolívia, Paraguai além de alguns estados do Norte e Centro-Oeste do Brasil. A saber, Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

É uma planta de crescimento rápido da família das Araceae, pertencente ao gênero Anthurium Schott que engloba cerca de 950 espécies distribuídas pelas florestas tropicais da América do Sul.

Assim como a maioria das plantas dessa família, o Anthurium plowmanii Croat contém oxalato de cálcio que é um elemento tóxico se ingerido ou em contato com as mucosas, causando reações alérgicas, náuseas e diarreia.

O Anthurium plowmanii tem folhas intensamente verdes coriáceas e brilhantes que podem atingir 1,40 metros de comprimento e 55 centímetros de largura em seu habitat. É uma planta epífita que escala outras espécies maiores em busca de luz.

Sua inflorescência é uma beleza à parte, de tamanho menor que a metade da folha e em diferentes cores. Os tons vão desde o vermelho, roxo e violeta ao marrom. Além disso, seu fruto é um bago avermelhado.

Anthurium Plowmanii Croat flor
Reprodução imagens: Mel de Castro Camelo

Como Cuidar do Anthurium Plowmanii Croat

É uma planta que gosta de muita luz e prefere estar em ambiente à meia-sombra, uma vez que a exposição direta aos raios de sol deixa suas folhas desbotadas e queimadas.

Ele cresce e se espalha lateralmente ocupando grandes espaços, uma vez que se desenvolvem no estilo “ninho de pássaro”.

Embora seja uma planta de origem tropical, o Anthurium plowmanii não é muito exigente com relação ao substrato, crescendo bem mesmo em solos mais pobres de nutrientes, desde que sejam bem drenados, leves e soltos e não formem poças de alagamento os quais prejudicam as raízes.

Se for cultivar em vasos, prefira os menos profundos, pois as raízes gostam de sair à superfície do solo. 

Mesmo com as chuvas torrenciais nas florestas, a água raramente fica empoçada. Graças à excelente drenagem que se forma naturalmente composta de folhas e restos de animais que se decompõem e se transformam em um solo rico em nutrientes.

Nesse sentido, as plantas cultivadas em vasos devem receber regas abundantes e menos frequentes a fim de imitar o habitat da planta. Nunca é demais lembrar que os vasos devem ter muitos furos de drenagem para o escoamento rápido da água.

Diferente de outras plantas tropicais, o Anthurium plowmanii suporta algum período de seca. Dessa forma, não há necessidade de correr riscos com relação ao excesso de água. Assim, regue sua planta somente quando o substrato já estiver totalmente seco.

Apesar do Anthurium plowmanii ser uma planta bastante resistente, o excesso de água desencadeia a fragilidade das raízes, provocando doenças fúngicas que afetam rapidamente o restante da planta.

Adubação

Prefira usar os fertilizantes de liberação lenta granulados ou utilize adubos caseiros como cascas de ovos, bananas e borras de café. Uma vez a cada dois ou três meses é suficiente para manter as folhas bonitas e saudáveis além de garantir o desenvolvimento contínuo da planta.

Propagação do Anthurium Plowmanii

A maneira mais simples de propagar o Anthurium Plowmanii é separando os novos brotos que surgem das raízes. Mas isso pode alterar a bela forma de roseta da sua planta.

De outra forma, você também pode fazer a propagação através da estaca da folha, ou pelas sementes geradas na inflorescência. Contudo, o sucesso da germinação das sementes depende de condições ideais de iluminação, temperatura e umidade que muitas vezes se tornam um obstáculo para este tipo de propagação em casa.

Veja Também:

Posts Recentes:

Gostou deste artigo sobre o Anthurium Plowmanii Croat ? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e conte se você tem um Antúrio em casa. Além disso, compartilhe com alguém que você sabe que também gosta de plantas. E então, marque sua avaliação nas estrelinhas.

4.9/5 - (10 votes)

Deixe um comentário