Arália (Plerandra Elegantissima): Arvoreta Para Ambiente Interno

Folhas jovens da Arália

A Arália é uma árvore bastante ornamental, com folhas palmadas lindas que apresentam um tom metalizado quando jovens. Ela é uma planta robusta que pode ser cultivada em ambientes internos, sendo muito comum o plantio em vasos.  

A escolha do lugar dentro de casa acaba sendo uma das maiores dúvidas em relação às plantas de interior. Da mesma forma, a escolha do local adequado para a Arália é importante para o seu crescimento saudável.

Bem como, a luminosidade, as regas são um fator importante para que a Arália se desenvolva e tenha folhas radiantes. Veja a seguir um pouco mais sobre essa linda arvoreta.

Sobre a Arália

A Arália é também conhecida como Arália-elegante em virtude de seu nome científico, Plerandra elegantissima. Ela pertence à família da Araliaceae, a mesma da Cheflera (Schefflera arboricola).

Aliás, é possível que você encontre a Arália com referência a sinonímia Schefflera elegantissima.

A Arália é nativa da Nova Zelândia. É uma arvoreta ereta, grande e tem troncos múltiplos, de casca lenhosa parda-escura e pode atingir cerca de 5 a 8 metros em seu habitat. Em vasos seu crescimento é bem lento.

As folhas são coriáceas, em forma digitada ou palmada, além de dentada nas margens. Além disso, elas têm um tom arroxeado metálico quando jovem que se torna verde na fase adulta.

A inflorescência surge em formato de umbela, tipo um guarda-chuva com muitas flores esverdeadas e pequenas. Elas são suavemente perfumadas e atraem polinizadores, principalmente abelhas.

Imagem a esquerda das folhas verdes da Arália e a direita detalhe dos caules lenhosos.

Como Cuidar da Arália

Para que a Arália se desenvolva saudável e com folhas exuberantes, é importante escolher o local certo e cuidar bem das regas.

Luz e Temperatura

Você terá uma planta jovem por um longo tempo se cultivar a Arália à meia-sombra em vasos e jardineiras. Ao escolher o cultivo em jardins, procure locais semissombreados ou com sol pleno.

Porém fique atento se sua cidade é extremamente quente ou tem invernos mais rigorosos, pois a Arália prefere temperaturas entre 15° e 20° C.

No jardim ela pode ser plantada ao longo de muros e paredes, formando conjuntos ou ainda como planta isolada.

Em ambientes internos, escolha locais com bastante luminosidade.

Rega e Substrato

Escolha um recipiente grande o suficiente se quiser que sua Plerandra elegantissima cresça mais alto.

Prepare o vaso com boa drenagem e uma mistura de terra, húmus de minhoca e casca de pinus, por exemplo. Todas as misturas próprias para folhagens também são adequadas.

Utilize a casca de pinus também como cobertura do vaso para manter a umidade do substrato por mais tempo.

As regas devem ser feitas sempre que o substrato estiver seco. Fazer o teste com os dedos é a melhor solução para verificar a necessidade de rega na Arália.

Se ao afundar os dedos no solo eles saírem sujos é porque o substrato ainda está úmido. Então espere mais um pouco para fazer a rega, pois nesse caso ainda não precisa de água.

Após a rega, lembre-se de esvaziar o cachepô ou o pratinho que acomoda a planta. Pois a água que fica parada neles pode acabar causando a queda de folhas ou o apodrecimento das raízes.

É uma planta que suporta bem pequenos períodos de seca.

Assunto Relacionado: 7 Plantas Que Precisam de Pouca Água e Gostam de Sombra

Adubo

A adubação mensal ou quinzenal é adequada entre setembro e março. Nesse sentido, utilize os adubos líquidos, próprios para folhagens.

O melhor é compor doses mais fracas do que as indicadas no rótulo do adubo. Isso evita um possível excesso de nutrientes que prejudica a planta.

Como Propagar a Arália

A Arália pode ser propagada por sementes ou então por brotos da planta mãe que surgem no solo. Espere até que eles tenham folhas suficientes e um bom tamanho de raízes para fazer o transplante.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre a Arália? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

4.9/5 - (10 votes)

Deixe um comentário