Palmeira Areca Bambu ou Dypsis Lutescens: Veja Como Cuidar

Areca Bambu

A Areca Bambu é a palmeira mais vendida no mundo para cultivo em ambientes internos. Seja pela sua beleza ou seu ar tropical, ela encanta e adorna com perfeição vasos e jardins.

Por ser uma planta que suporta o cultivo em ambientes sombreados, ela é utilizada não só em residências como também em escritórios.

Porém, a Areca Bambu gosta de calor e umidade, não se adequando em locais com ar condicionado que tendem a ser mais secos.

Enfim, conheça um pouco mais sobre a palmeira Areca e veja as dicas abaixo para cultivar essa linda planta em casa.

Sobre a Palmeira Areca Bambu

Nativa da ilha de Madagascar na África, a Areca Bambu é uma palmeira com numerosos caules ramificados que podem chegar a 10 metros de altura em seu habitat natural.

Pertence à família Arecaceae, e seu nome científico é Dypsis lutescens.

Tem crescimento lento, principalmente nos primeiros anos. Porém se comparada às outras palmeiras, a Areca Bambu tem crescimento mais acelerado. Quando cultivada em vasos, raramente ultrapassa 3 metros.

A Palmeira Areca tem caules estreitos e arredondados que crescem em grupos densos com folhas recurvadas, grandes e formadas por pares de pecíolos.

Sua inflorescência apresenta flores em tons de creme e os frutos quando maduros são amarronzados. Plantas cultivadas em ambientes internos raramente florescem.

Como Cuidar da Palmeira Areca Bambu

Apesar de se tratar de uma palmeira, a Areca Bambu se desenvolve mais bonita em ambiente levemente sombreado. É uma planta que gosta de umidade e locais quentes.

Luz e Temperatura

Em seu local de origem a Areca cresce sombreada por árvores maiores. Isso explica o amarelamento das folhas quando cultivadas sob sol pleno e altas temperaturas.

Por outro lado, em ambientes de clima ameno, cresce e se desenvolve muito bem sob a luz solar direta.

Dessa forma, é justificado seu sucesso como planta de interior, muito cultivada em vários países ao redor do mundo. Escolha um local bastante iluminado dentro de casa e você terá uma palmeira se desenvolvendo saudavelmente.

A temperatura ideal de cultivo gira em torno de 28°C. Em regiões mais frias, suporta temperaturas mais baixas, de pelo menos 13°C, porém desde que não seja por períodos longos.

Em regiões do país, com climas severos de muito calor, o melhor é cultivar a palmeira Areca em meia-sombra. Assim, procure protegê-la do sol a pino nestes locais, a fim de evitar ressecamento e a queimadura das folhas.

Substrato e Rega

A Areca Bambu deve ser cultivada em substratos ligeiramente úmidos e ricos em matéria orgânica. Procure acrescentar elementos que facilitem a drenagem da água da rega.

Substrato com húmus de minhoca, perlita grossa e areia ajudam a formar um bom substrato.

As regas podem ser feitas regularmente, sem deixar que o solo fique completamente seco.

Fique atento para períodos de chuva, quando a rega deve ser mais espaçada.

Por outro lado, em épocas de seca e baixa umidade do ar, refresque sua planta momentaneamente com borrifadas durante o dia. Para melhorar a umidade do ar, o melhor é fazer uso de umidificador no ambiente.

Fertilização da Areca Bambu

Prefira adubos que estimulem o crescimento da folhagem, com valores de nitrogênio, fósforo e potássio semelhantes. E além disso, com menor percentual de fósforo, como por exemplo, 09-04-09.

A aplicação pode ser feita em todas as estações do ano, exceto no inverno.

Palmeiras que estão em vasos podem receber o adubo a cada 30 ou 45 dias. As plantas que estão em solo, por outro lado, podem ser adubadas menos vezes ao ano. Nesse sentido, uma fertilização a cada 2 ou 3 meses é suficiente.

Assunto Relacionado: 4 Dicas de Como Fertilizar as Plantas de Dentro de Casa

Doenças e Pragas

Embora a Areca Bambu seja uma planta robusta e resistente, o aparecimento de ácaros e cochonilhas é comum em ambientes internos.

Assim o melhor é fazer inspeções constantes, pois combater as pragas logo no início é sempre mais fácil.

Procure utilizar soluções caseiras pois a palmeira Areca é sensível a pesticidas industrializados.

Podas e Propagação

Faça podas de limpeza das folhas amarelas e murchas que se formam na base da palmeira.

A palmeira Areca Bambu forma muitos brotos inferiores. Assim, as ramificações na base da planta podem ser retiradas para propagação.

Brotos com 30 centímetros ou mais já tem suas próprias raízes. Dessa forma, é só fazer o plantio individualmente em vasos menores.

O cultivo por meio de sementes é mais demorado. Mesmo com a germinação ocorrendo em cerca de 40 dias, até que a palmeira se forme pode levar alguns anos.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre a Palmeira Areca Bambu? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

4.7/5 - (7 votes)

Deixe um comentário