Árvores para Plantar na Calçada: Com Flores Coloridas E Nativas

Na maioria das vezes as residências fazem fronteiras com alguma área de tráfego público. Ter árvores ao longo dos muros além de ser uma proteção contra os ruídos, de fato, também traz privacidade. Reunimos sete espécies de árvores para plantar na calçada que são seguras e florescem maravilhosamente.

Nesse sentido, as espécies são também todas nativas do Brasil e de fácil cultivo. Ainda mais, são árvores que se adaptam em diversas regiões e climas.

Árvores para Plantar na Calçada

Enfim, veja abaixo as árvores para plantar na calçada que enchem de cor e beleza as vias e decoram com muito charme a sua calçada sem destruí-la.

1. Quaresmeira (Tibouchina granulosa)

Com floração abundante e duradoura a Quaresmeira é por certo, amplamente utilizada como árvore para calçadas em diversos projetos de arborização urbana. Ela pode atingir cerca de 12 metros de altura.

Ela ocorre na Mata Atlântica e também no Cerrado. As flores surgem entre janeiro e abril. Além disso, seus frutos possuem sementes minúsculas que são facilmente levadas pelo vento.

2. Fedegoso (Senna macranthera)

A árvore Fedegoso é também conhecida como Pau-Fava. Embora de pequeno porte, ela tem crescimento rápido podendo atingir cerca de 8 metros de altura.

As flores surgem no verão, são amarelas e seus frutos atraem muitos pássaros à procura de alimento.

3. Manacá da Serra (Tibouchina mutabilis)

O Manacá da Serra é conhecido por sua floração colorida. Embora as flores surjam na cor branca, gradualmente se tornam rosas e depois violetas. Ademais, elas desabrocham no verão e atraem muitas borboletas.

São típicas da Mata Atlântica e chegam a atingir 12 metros de altura.

4. Ipê Amarelo (Handroanthus chrysotrichus)

O Ipê Amarelo ocorre naturalmente em áreas da Mata Atlântica e do Cerrado. Certamente, seu crescimento é lento, porém, ele pode chegar a 20 metros de altura.

A floração acontece entre os meses de junho e agosto, com flores tubulares amarelas, quase douradas. Assim o Ipê atrai abelhas, vespas e beija-flores.

Assunto Relacionado: Plantas Que Atraem Beija-Flores Para O Seu Jardim

5. Candelabro (Erythrina speciosa)

árvores para plantar na calçada - Candelabro

O Candelabro é também chamado de Eritrina Candelabro e Mulungu. Embora seja uma árvore baixa, que atinge de 3 a 5 metros de altura, tem crescimento rápido.

As flores são vermelhas, alongadas e estreitas com a presença de néctar e por certo, os frutos são muito saborosos, pois atraem e servem de alimento aos pássaros.

6. Jacarandá-de-Minas (Jacaranda cuspidifolia)

árvores para plantar na calçada Jacarandá de Minas
Imagem: Arnaldo Silva

O Jacarandá de Minas é também chamado de Caroba e Jacarandá-preto. É uma árvore com caule rústico e casca áspera, típica de espécies do cerrado.

Tem flores maravilhosas em tom violeta ou roxo que surgem na primavera após perder todas as folhas no final do inverno.

7. Pata de vaca (Bauhinia forficata)

árvores para plantar na calçada - Pata de Vaca

A Pata de Vaca é uma árvore que atinge cerca de sete a nove metros de altura. Tem flores com longas pétalas brancas com um formato que lembra as penas de um pássaro.

O nome popular vem do formato das folhas semelhante a patas de vaca. Tanto assim, que ela recebe outros nomes populares como Unha-de-Vaca, Pata-de-Boi, Casco-de-Vaca e Unha-de-Boi. Além disso, em algumas regiões do país seu nome pode ser Miroró ou Mororó.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre as árvores para plantar na calçada? Então, você já tem alguma dessas árvores em casa ou na sua rua? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas. Logo depois da leitura, não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

4.9/5 - (16 votes)

Deixe um comentário