O Cacto Cadeira-de-Sogra-Dourada é um dos cactos mais conhecidos e particularmente fáceis de cuidar. Sua aparência interessante redonda e ligeiramente achatada no topo, lembra um pufe de assento. A brincadeira com o nome da sogra, por certo, é por causa de seus espinhos longos. Cuidando do jeito certo, você terá um Cacto Cadeira-de-Sogra-Dourada por muitos anos.
Sobre o Cacto Cadeira-de-Sogra-Dourada
O Cacto Cadeira-de-Sogra-Dourada, Echinocactus grusonii, pertence à família das Cactaceae e é originário do México. Em condições ideais na natureza, ele pode atingir cerca de 1,20 metros.
Ele possui espinhos amarelos e pontiagudos que podem crescer até 5 centímetros e estão espalhados por toda a superfície. Para manusear esse cacto deve-se utilizar luvas muito grossas para evitar o risco de ferimentos.
Eles florescem somente depois de muito anos de adulto e suas flores são amarelas com frutos de até 2cm de comprimento. Eles contêm sementes e elas são a única maneira de reprodução do Cacto Cadeira-de-Sogra-Dourada
Cacto Cadeira-de-Sogra-Dourada e os Cuidados
São plantas que necessitam de pleno sol, o que contribui para o tom amarelo de seus espinhos. Todavia, se o tecido superior da planta ficar vermelho é sinal de que o cacto está sofrendo com a alta temperatura. Troque então, o cacto de lugar para que a adaptação ao sol seja gradual.
Se desenvolvem melhor em temperaturas entre 19°C e 24°C. Sendo assim, seu cultivo ao ar livre é o mais indicado, não havendo necessidade de proteção de ventos ou chuva.
Um substrato bastante permeável é a melhor opção para o Cacto Cadeira-de-Sogra-Dourada. Em contrapartida, deve conter elementos que possam armazenar água. Por exemplo a argila expandida ou a perlita.
Ao contrário da maioria dos cactos, o Echinocactus grusonii tem alta necessidade de água, sendo que o substrato deve estar, em parte, sempre úmido. Assim que a camada superior do substrato estiver seca, regue novamente.
A rega deve ser generosa e regular, sem, contudo, encharcar o substrato. O encharcamento provoca o stress das raízes e ele pode amarelar e apodrecer por dentro.
É indicada a adubação regular todos os meses, exceto nos meses de inverno, os quais o cacto entra em período de dormência. Algumas marcas de fertilizante são excessivas, desse modo, para não exagerar na quantidade, o melhor é sempre colocar a metade da quantidade indicada na embalagem. Você vai saber se está exagerando no adubo se o seu cacto apresentar aparência mole e inchada.
Veja Também:
Posts Recentes:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou desse artigo sobre o Cacto Cadeira-de-Sogra-Dourada? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.