Cacto-Cérebro: Conheça Um Pouco Mais Sobre Este Estranho Cacto

Cacto-cérebro

Cobiçado por colecionadores de cactos ao redor do mundo, o Cacto-cérebro é difícil de ser encontrado e como toda espécie rara tem preço elevado. Muito embora seja uma variedade de outro cacto muito popular e comercialmente barato, o cacto Dedo-de-dama (Mammillaria elongata). Continue a leitura para descobrir um pouco mais sobre o Cacto-cérebro.

Sobre o Cacto-Cérebro

O Cacto-Cérebro (Mammillaria elongata “Cristata”) nasce em regiões do México com altitudes entre 1300 a 2300 metros acima do nível do mar. Cresce em regiões de solo calcário podendo atingir cerca de 10 centímetros de altura por 20 centímetros de diâmetro.

É um cacto ramificado que cresce em um conjunto de hastes cristatas. O termo cristata se refere à multiplicação desordenada das células da planta em reação a alguma alteração que afeta seu ponto de crescimento.

Dessa forma a planta vai criando um novo volume e depois outro no topo da haste, formando assim um efeito de agrupamento em crista ou leque, o que torna a planta muito diferente do padrão.

É comum crescerem hastes não cristatas dentro do grupo, assim para manter a forma interessante da planta retire a haste tubular “normal”.

Veja abaixo a foto da forma “normal” em comparação com a forma cristata.

Cacto-cérebro ou Mammillaria elongata cristata

Cultivo do Cacto-Cérebro

O Cacto-cérebro tem um crescimento rápido se comparado a outras espécies de cactáceas. Em 3 ou 4 anos ele pode formar conjuntos densos.

Com relação a luz, por ser uma planta proveniente de região com altitude elevada como citamos anteriormente, ela está acostumada ao sol pleno, porém com temperaturas amenas.

Dessa forma, a quantidade de luz vai depender das temperaturas de onde você mora. É uma planta que gosta de sol, mas pode precisar de uma parcela de sombra se a sua região tem temperaturas elevadas.

Além disso, proteja o Cacto-cérebro da luz solar direta quando jovem. À medida que ficam adultas suportam uma maior quantidade de luz direta.  

O Cacto-cérebro aprecia substrato arenoso e não gosta de umidade. Nesse sentido, faça regas espaçadas e molhe somente quando o substrato já estiver seco. Ademais, no inverno, faça poucas regas, pois a planta entra em período de dormência, interrompendo o crescimento quando as temperaturas caem.

Assunto Relacionado: Como Fazer Substrato para Cactos e Suculentas: 3 Sugestões de Mistura

O cultivo da forma cristata deve ser mais cuidadoso, uma vez que é uma planta densa e fechada. As regas devem ser muito cautelosas para evitar problemas com fungos. Em plantas cultivadas dentro de casa, evite molhar direto a parte superior da planta, regando apenas o substrato.

Como Adubar

Quanto à adubação, o melhor é fazer apenas na primavera e no verão. Utilize adubo orgânico ou outro recomendado para cactos e suculentas. Apesar de florescer, o Cacto-cérebro apresenta menos flores do que a sua versão típica. Se quiser estimular essa floração, escolha adubos ricos em fósforo.

Gostou desse artigo sobre o Cacto-cérebro? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de receitas e decoração.

5/5 - (45 votes)

Deixe um comentário