Por sua natureza robusta e resistente, os Cactos dificilmente ficam doentes. Se temos um Cacto morrendo, muito provavelmente é algo que pode ser evitado com os cuidados certos.
Com um pouco de conhecimento, cuidamos melhor da nossa planta. Isso se resume a qualquer espécie e não somente aos Cactos.
Para nossa sorte, os cactos são plantas com um alto nível de superação. Depois de identificado o problema, medidas rápidas de intervenção geralmente têm resultados positivos.
Prevenindo infecções e infestações
Antes de tudo, os Cactos conseguem sobreviver em regiões de temperatura e clima adversos, onde outras plantas teriam dificuldade de sobreviver.
Sendo assim, seu sistema imunológico é bastante resistente.
A melhor maneira de prevenir doenças é dando ao seu Cacto um ambiente ao qual ele está acostumado.
Luz solar, chuva, frio intenso, calor excessivo, ar fresco, tudo isso faz parte dos obstáculos que os Cactos enfrentam. E é justamente essa diversidade de elementos que os tornam fortes. Ainda mais, permite que se defendam melhor quando atacados.
Aliás, lembrando que tudo deve ser adaptado a espécie de Cacto cultivada em questão.
Erro no Cultivo
O erro mais comum, que adoece e mata os Cactos, pode ser atribuído ao excesso de água.
Se sua planta está com alguns desses sintomas abaixo, então avalie a quantidade de água que seu Cacto está recebendo. Mesmo que seja água da chuva, tente protegê-lo.
- Partes amolecidas
- Descoloração
- Partes finas
- Perda prematura dos botões de flores
As plantas jovens necessitam de mais água para se desenvolverem. Desse modo, não deixe que o substrato seque totalmente antes de oferecer a próxima rega.
Nos períodos de inverno, a maioria dos Cactos entram em processo de dormência e interrompem seu estágio de crescimento. Sendo assim, diminua drasticamente a água nestes meses.
Por outro lado, apesar de ser mais raro, o Cacto também pode morrer por falta de água. Ele murcha.
Neste caso, não convém simplesmente jogar muita água de uma vez só, ou por vários dias seguidos. Isso pode encurtar o processo de destruição da planta. Dessa forma, faça a recuperação aos poucos.
Doenças
Os Cactos raramente adoecem por vírus e bactérias. Contudo acontece com mais frequência Cactos morrendo por ataque por fungos. As colchonilhas também são muito comuns, uma vez que você tenha outras plantas próximas.
Podem ocorrer:
- Colchonilhas Lanosa (Hypogeococcus);
- Ácaros;
- Colchonilha de Carapaça (vários tipos);
- Mancha amarela (Drechslera);
- Fungo fusarium, Colletotrichum, rizoctonia.
No caso das Colchonilhas, raspe a planta na medida do possível para retirar o máximo de infestações. Utilize álcool diretamente no local ou calda de sabão. Contudo, o mais importante é que o tratamento deve ser persistente até a retirada total do problema.
Entretanto, quanto às outras infestações, o melhor caminho é procurar um especialista para orientar na conduta adequada a cada espécie.
Em alguns casos, ao perceber uma parte da planta doente, corte e descarte este local para que assim a doença não atinja outras partes da planta.
E se você quiser conhecer um pouco mais sobre cactos, leia nosso outro artigo: 5 Cactos Diferentes: Veja Se Você Já Conhece.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou deste artigo sobre Cacto Morrendo? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e conte qual cactos você tem em casa. Além disso, compartilhe com alguém que você sabe que também gosta de plantas. E então, marque sua avaliação nas estrelinhas.