Desfrute de um Cantinho Zen na Sua Casa

Cantinho zen

O lar é um ambiente de paz que deve nos acolher com aconchego depois de uma rotina exaustiva do dia-a-dia. Espaços que inspirem quietude muitas vezes são raros de encontrar mesmo dentro de casa. Uma vez que a rotina da casa nem sempre é calma, planejar um cantinho Zen pode ser mágico.

 A casa deve funcionar como o nosso local de recarregar as energias para o dia-a-dia. Há quem tenha o privilégio de trabalhar em casa, outros enfrentam trânsitos agitados e muitas vezes algumas horas de engarrafamento. O movimento das cidades tem sua própria sinfonia e esses barulhos, muitas vezes contribuem para o nosso desconforto.

Todos precisamos de momentos de prazer e relaxamento. Criar um espaço próprio que te conecte imediatamente com a possibilidade de descanso vai ajudar a relaxar o corpo e a mente.

Para renovar as boas energias não se faz necessário grandes investimentos ou a contratação de um profissional que realize o trabalho. Com algumas sugestões você mesmo conseguirá criar um cantinho Zen em casa.

Como Escolher o Local para Seu Cantinho Zen  

Primeiramente, pense no que te traz conforto e relaxamento. Por exemplo: meditação, yoga, leitura, música etc. Então, liste os elementos necessários para cada tipo de atividade. Isso é muito importante, pois atividades como yoga necessitam de espaços maiores para realização dos movimentos, já o cantinho para meditação, só precisará de um tapete, colchonete ou uma poltrona confortável onde possa sentar e meditar

Outro fator importante é a iluminação. A luz do sol traz diversos benefícios para a saúde. Assim, se tiver a chance, escolha ambientes que tenham a luz solar filtrada.

Como Criar um Ambiente Zen

Seja qual for o tipo de cantinho Zen escolhido, alguns elementos farão toda a diferença e te ajudarão a manter o local mais tranquilo e prazeroso.

  • Os aromas são poderosos e podem transmitir sensações de relaxamento e paz ao ambiente. Segundo a aromaterapia, o cheiro do jasmim e do cipreste são responsáveis por aliviar o stress, por exemplo. Escolha uma fragrância que te traga conforto e paz.
  • O segundo item com relevância no seu cantinho Zen são as cores. Elas harmonizam o ambiente. As cores com tons claros são calmantes e os tons de verde ou arenosos refletem um contato com a natureza deixando o local sereno. Por outro lado, cores como o amarelo, vermelho e laranja, por exemplo, são consideradas estimulantes.
  • O terceiro item a ser considerado são os móveis ou a ausência deles. Tudo vai depender do tipo de cantinho Zen que você tem em mente. Por exemplo: o de meditação requer poucos elementos. Já um cantinho de leitura necessitará de uma poltrona, luminária e mesinha de apoio.
  • Tenha objetos preferidos e que sejam utilizados somente para esses momentos. Aquela caneca própria e perfeita para o chá, a almofada que encaixe confortavelmente, a manta na poltrona, a música que invoca o início do processo de relaxamento… À primeira vista, podem parecer detalhes bobos, contudo nosso cérebro registra e reconhece as preliminares deste estado de equilíbrio e quietude.

O que Colocar no Cantinho Zen

As pedras e cristais podem redirecionar as energias, afim de atrair o que deseja, seja paz, prosperidade ou felicidade. 

Já as plantas são elementos cruciais nesse tipo de ambiente, pois além de te aproximar da natureza trazendo boas energias ao ambiente e colaboram para a purificação do ar.

As velas e incensos contribuem para um ambiente acolhedor e calmo, contudo atente-se ao local a fim de evitar acidentes.

Agregue objetos religiosos, se for o seu caso, que te transmitam segurança e representem sua crença.

Veja Também:

Posts Mais Recentes

Gostou destas dicas? Aproveite para ver, não só sobre Casa e Decoração, como também saber mais sobre Plantas e descobrir novas Receitas lendo os outros artigos do nosso blog. Além disso, deixe seu comentário logo abaixo. Logo após, compartilhe com alguém que você sabe que vai gostar desses assuntos. E então, deixe sua avaliação nas estrelinhas.

Deixe um comentário