Chifre de Veado: Como Cultivar Essa Espécie Exuberante em Casa

Chifre de Veado  Platycerium bifurcatum

A planta Chifre de Veado possui dois tipos de folhas. A mais proeminente tem um formato inusitado de chifres que justificam seu nome. A outra é fina, arredondada e faz parte da base da planta. Se você já viu uma delas adornando paredes ou mesmo em vasos, então conhece sua surpreendente beleza.

Reunimos a seguir todas as dicas para que você tenha essa bela samambaia na sua casa. A planta Chifre de Veado não exige muitos cuidados, podendo ser cultivada até mesmo por jardineiros iniciantes. 

Sobre a Planta Chifre de Veado

A Planta Chifre de Veado é nativa das florestas tropicais da Austrália e da Ásia e pertence à família de samambaias Polypodiaceae. Ela recebe o nome científico de Platycerium bifurcatum

Assim como quase todas as espécies pertencentes a esta família, a Platycerium bifurcatum é uma planta epífita, ou seja, que cresce na superfície de outras plantas e consegue seu alimento através do ar, da água das chuvas e também de detritos acumulados ao seu redor.

A espécie Chifre de Veado atinge pouco mais de 1 m de altura e 80cm de largura. Tem um crescimento lento e suas folhas crescem arqueadas mesmo que não estejam nas paredes.

As folhas da base são arredondadas e com o tempo ficam marrons. Elas têm a função de manter a umidade da planta assim como se transformar em seu próprio alimento à medida que ficam mais velhas e secas.

A folhagem Chifre de Veado têm tom verde acinzentado com esporos na face inferior, através do qual a samambaia se propaga. Essas folhas possuem uma leve camada de pelos que servem tanto para proteção como para captação da umidade do ar.

Há quem prefira comparar o formato de suas folhas verdes com o chifre de alce, e outros com chifre de cervo, e não deixam de também ter razão. Aliás em algumas regiões essa planta pode ser conhecida com nomes populares de Samambaia Chifre de Veado, Plana Chifre de Alce ou ainda Planta Chifre de Cervo.

Assim como todas as espécies de samambaias, elas não emitem flores.

Como Cuidar da Planta Chifre de Veado

Por ser uma planta tropical e epífita, a Chifre de Veado gosta de ambientes úmidos e sombreados. Por isso mesmo, é uma planta que se estabeleceu como de cultivo interno.

Luz e Temperatura

A planta Chifre de Veado pode ser cultivada em locais com temperaturas a partir de 15°C. A luminosidade deve imitar seu habitat de origem, com leve luz direta dos raios de sol.

O cenário ideal de cultivo é a meia-sombra ou com um pouco de luz solar, seja do fim da tarde ou do início da manhã. Porém, elas se adaptam aos dois extremos.

Nesse sentido, aceitam tanto locais com muita luminosidade, sem sol direto dentro de casa ou cultivadas em pleno sol, desde que em climas mais amenos.

Rega e Substrato

Como plantas epífitas, podem ser amarradas em pedaços de troncos e madeiras. Além disso, o cultivo em vasos com substrato também é possível.

Contudo, prefira vasos com boa ventilação de ar, que tenham muitos furos laterais.

Uma dica de como plantar Chifre de Veado em vasos, é utilizando substratos semelhantes aos das orquídeas. Coloque elementos como por exemplo, folhas e pedaços de cascas grossas de árvores, fibra de coco, carvão vegetal, areia ou perlita grossa.

O importante é manter o solo da planta Chifre de Veado poroso e leve.

Elas gostam de umidade no ambiente e por isso a rega é um fator importante que não deve ser negligenciado por muito tempo.

Tudo depende do clima da sua cidade. Temperaturas mais altas, acima de 24°C, exigem regas mais de uma vez na semana, por exemplo.

Para manter o ambiente úmido utilize umidificadores ou coloque as plantas agrupadas.

A rega pode ser feita debaixo das torneiras ou do chuveiro. Outra maneira, é mergulhar toda a planta em uma bacia com água. Nos dois casos espere escorrer o excesso de água antes de retornar com a planta para o seu local.

Adubo

A samambaia Chifre de Veado tem baixos requisitos nutricionais já que suas folhas da base são utilizadas ao longo do tempo como alimento.

Nesse sentido, ofereça a fertilização de duas a três vezes ao ano entre os meses de setembro e abril para as plantas adultas.

Utilize adubo foliar ou comum, próprio para samambaias ou para folhagens. Se você ainda não conhece, saiba que o Bokashi é um excelente fertilizante natural para todos os tipos de plantas.

Assunto Relacionado: Saiba O Que É Bokashi, Como Funciona E Quais Os Seus Benefícios

Propagação

A propagação do Chifre de Veado é feita através dos esporos que se soltam das folhas. Contudo, esse processo é demorado e requer ambientes ideais de temperatura e umidade.

Outra forma de propagação é através dos brotos laterais que a planta emite. Essa é a maneira mais simples de como fazer mudas de Chifre de Veado.

Nesse caso, tenha cuidado ao separar o broto da planta mãe, a fim de não danificar nenhuma das duas partes.

Folhas Marrons da planta Chifre de Veado

É comum a renovação das folhas da sua samambaia Chifre de Veado. Nesse sentido, o processo natural é o murchamento da folha, a mudança do tom verde para o marrom e logo depois a seca.

Contudo, se apenas as pontas das folhas mudarem de cor, isso pode indicar falta de luminosidade ou excesso de rega.

Em alguns casos, a secura das folhas indica também a alta temperatura do local de cultivo.

Gostou das dicas sobre a planta Chifre de Veado? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

5/5 - (15 votes)

Deixe um comentário