Como Cuidar da Peperomia: Tudo que Você Precisa Saber para Ter Uma

Como cuidar da peperomia

A planta Peperomia é considerada uma belíssima espécie ornamental, possui folhas grossas e carnudas o que contribui para sua tolerância à seca. Não se deixe enganar pela sua aparência frágil, pois são plantas rústicas que se adaptam muito bem a ambientes de sombra. Saiba como cuidar da Peperomia de uma forma abrangente, com dicas que atendam às várias espécies.

O seu maior atrativo está nas cores vibrantes que suas folhas costumam apresentar. É possível encontrá-las em vermelho, verde, cinza ou roxo e também variegadas, marmorizadas ou sólidas. Podem ser grandes ou pequenas e em vários formatos. Já falamos sobre alguns tipos de Peperomia aqui no Blog. 

Como Cuidar da Peperomia e Suas Espécies

Luminosidade Ideal para a Peperômia

Para uma luminosidade ideal, exponha a planta a luz difusa, ou seja na sombra, pois isso manterá as cores da folhagem vibrante. Considere a luz solar da manhã ou fim de tarde, pois também é boa opção.

É importante lembrar que a falta de iluminação adequada pode diminuir a quantidade de folhas e até causar quedas. No entanto, a exposição solar direta deve ser evitada, pois pode acabar queimando as folhas da planta. 

Suas várias espécies são muito utilizadas na confecção de terrários por suas características de tamanho e de resistência.

Solo Adequado para a Peperomia

A maioria das Peperomias se estabelecem no canto de uma árvore e suas raízes ficam alojadas em alguma casca que esteja em decomposição. Como resultado, o solo ideal deve imitar essas condições! Um solo que seja grosso, solto e ácido. Envasamento de orquídea costuma funcionar bem, mas você pode utilizar o solo de envasamento regular também. E você poderá enriquecer com turfa e vermiculita.

Assunto Relacionado: Você Sabe a Diferença Entre Perlita e Vermiculita? 

Quantidade de Água Recomendada

A Peperomia é uma suculenta e não necessita de regas frequentes para preservar seu vigor, sendo assim, você irá regar apenas quando a superfície do solo estiver seca. 

Recomendo que evite o excesso de água também. Lidar com a falta de água costuma ser melhor que encharcar a planta, pois esse excesso pode acabar apodrecendo as raízes e facilitando a aparição de mosquitos e fungos

Veja Também:

Posts Recentes

Gostou das dicas de como cuidar da peperomia? Logo após terminar a leitura, conte abaixo se você cultiva essa planta em casa. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.

4.7/5 - (8 votes)

Deixe um comentário