Como Cultivar Pimenta De Cheiro Através De Sementes

Como cultivar pimenta de cheiro

A pimenta de cheiro recebe o mesmo nome atribuído a diferentes espécies, dependendo da região do país. O que elas têm em comum é a picância do fruto. Vamos te ensinar como cultivar pimenta de cheiro de uma forma rápida e fácil, em um passo a passo simples de seguir.

Você vai ter um pé de pimenta em 4 meses pronto para a colheita dentro de sua própria casa, sem agrotóxicos e conservantes, totalmente orgânico!

Plantar sua própria comida e temperos não está na moda, esta é a forma com que nossos avós faziam, tem um custo benefício considerável e ter a natureza por perto, não tem preço.

Escolhendo a Pimenta de Cheiro

Embora existam muitas espécies cultivadas como pimenta de cheiro, elas geralmente têm algumas características semelhantes. São pequenas, ocas, com casca fina e poucas sementes.

Inicialmente, você pode conseguir suas sementes de pimenta de cheiro de duas formas, os resultados vão ser os mesmos:

  • diretamente de uma pimenta, você pode ter uma ou então comprá-la na feira ou no supermercado
  • saquinho de sementes, que são vendidos em lojas especializadas e supermercados

Como Cultivar Pimenta de Cheiro

A pimenta de cheiro é de fácil germinação e cultivo. Embora não seja muito exigente com relação ao solo, dê preferência a tipos de solo leves e bem drenados para que ela consiga germinar.

Porém, se você puder usar terra preparada, com substrato rico em nutrientes, tanto a germinação quanto o crescimento da planta vão acontecer de forma mais rápida.

Para o cultivo da pimenta de cheiro em canteiros de jardins, as covas devem estar distantes uma das outras pelo menos 40 cm dependendo da espécie escolhida. No caso de cultivo em vasos, escolha aqueles com boa profundidade.

Em ambos os casos, as sementes devem ter espaço para as raízes se desenvolverem. Sendo assim, no caso de plantar a pimenta de cheiro em vasos, escolha-os de acordo com o tamanho da espécie que você escolheu.

Agora é preciso que você coloque o substrato em um vaso ou se preferir, preparar um canteiro. Ela pode ser cultivada em conjunto com outras hortaliças, não é uma planta agressora.

Enfim, com a pimenta em mãos, corte-a e extraia dela as sementes, ou corte o saquinho e extraia dele as sementes e jogue sobre o vaso ou canteiro.

Logo depois, cubra as sementes com cerca de 1 a 2 centímetros de substrato e regue bem.

Por fim, a pimenta de cheiro é uma planta de sol pleno, precisando de muita luminosidade e de exposição ao sol por no mínimo 5 horas por dia.

O cultivo e como plantar pimenta de cheiro é realmente muito fácil. Deixe-a no sol e faça rega regulares e logo estará colhendo suas próprias pimentas e deixando suas receitas ainda mais deliciosas!

Veja Também:

Gostou das dicas sobre como cultivar pimenta de cheiro? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

4.9/5 - (16 votes)

Deixe um comentário