Como Cultivar Plantas Na Água

como cultivar plantas na água

Fazer jardinagem na água é uma excelente alternativa para quem não quer mexer com terra em casa. Ficou animado? Pois tem mais, não se preocupe com a medida certa de rega, encharcamento de solo, mofo das raízes, ou com o pet que gosta de cavar a terra. Se você está convencido de que a hidroponia é para você veja a seguir algumas dicas de como cultivar plantas na água.

Como Cultivar Plantas na Água

As plantas cultivadas na água não atingem recordes de crescimento mas se desenvolvem lindas e saudáveis, e além disso elas produzem menos ramos e suas folhas serão menores do que suas parentes plantadas no solo.

Quais Plantas Posso Cultivar na Água

Muitas plantas de interior podem ser cultivadas diretamente na água e também algumas hortaliças como por exemplo, a sálvia, a hortelã, o alecrim e o orégano.

As plantas mais tradicionalmente cultivadas em água são as espécies epífitas, ou seja, aquelas que crescem em árvores pois elas toleram muito bem a umidade.

Veja alguns exemplos: aglaonema, hera, singônio, Costela de Adão, Lírio da Paz, Alocasia, Antúrio, Orquídea.

Escolha o Recipiente

Se você quiser acompanhar a saúde das raízes da sua planta, utilize vasos, jarros, garrafas, potes, tubos de ensaio e tudo mais que seja transparente. O recipiente transparente é importante pois, plantas como as orquídeas, também realizam fotossíntese por suas raízes verdes.

Evite materiais metálicos como o cobre e latão por exemplo, eles podem oxidar ou interagir com o fertilizante alterando a composição da água. Sendo assim, se prefere usar o metal, escolha os cachepôs metalizados, que não entram em contato com a planta e ainda combinam com a decoração da casa.

Passo a Passo de Como Cultivar Plantas na Água

Escolhido o recipiente, vamos aos próximos passos:

  • Recipientes pequenos e leves podem ser preenchidos com pedras, cascalho ou areia no fundo para dar estabilidade;
  • Se sua planta está vivendo no solo há algum tempo, retire-a do solo e lave as raízes até que não reste nenhuma parte de terra;
  • Se for cortar as raízes, faça o seguinte: antes de colocar a planta na água deixe cicatrizar o corte por uns dois dias e só depois coloque a planta na água;
  • Em seguida, preencha o recipiente com água;
  • E logo depois, coloque a planta dentro sem submergir as folhas;
  • Encontre o local dentro de casa que tenha luminosidade ideal para a espécie que você está cultivando;
  • As estacas e as plantas aquáticas precisam de um pouco mais de luz do que outras plantas, pois precisam de bastante energia da fotossíntese para formar as raízes aquáticas;
  • A água deve ser trocada semanalmente ou sempre que notar que está escurecendo ou ficando verde;
  • Ofereça fertilizantes líquidos a cada mês, porém diminua a dosagem indicada na embalagem;

Veja Também:

Posts Recentes:

Gostou desse artigo sobre como cultivar plantas na água? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.9/5 - (10 votes)

Deixe um comentário