O substrato ideal para cactos e suculentas deve imitar a composição do solo presente no seu habitat natural. O substrato que vem no vaso dos cactos que compramos deve ser substituído o mais breve possível, pois eles são pobres em material orgânico. Veja algumas dicas de como fazer substrato para cactos e suculentas que vão fazer sua planta se desenvolver saudável.
Características do Substrato para Cactos
O Substrato para cactos e suculentas deve ser permeável, ou seja, a água da rega não pode se acumular no vaso. A composição deve permitir a aeração das raízes para evitar que elas fiquem sufocadas. Assim, o substrato deve ser grosseiro, feito de partes soltas, que não se aglomerem com a presença de água.
Componentes como a perlita e outros grânulos permitem o fluxo de ar na formação quebradiça do substrato, ao mesmo tempo que armazenam nutrientes e umidade. Um bom substrato, ao ser esmagado com as mãos deve se desfazer em muitas partes e não ficar como uma massa compacta.
Mistura de Substrato para Cactos e Suculentas
É necessária uma boa mistura de componentes minerais que seja granulosa. Usar um pouco de areia e perlita misturada ao material orgânico vai funcionar bem. A quantidade exata vai depender dos requisitos, como tamanho dos vasos, por exemplo.
Como Fazer Substrato para Cactos e Suculentas
Primeiramente, uma sugestão básica e bastante popular. Consiste na mistura de partes iguais de: perlita, areia grossa e de terra;
Na segunda sugestão, experimente: 1 parte de carvão vegetal, 1 parte de pedra pomes granulada, 1 parte de areia de quartzo e 3 partes de terra;
Como terceira sugestão, misture: 1 parte de perlita, 1 parte de cascalho e 3 partes de mistura pronta para cactos e suculentas.
Por fim, todos os ingredientes podem ser encontrados em floras, mercados e lojas de componentes de aquário.
A pedra pomes é feita de material vulcânico, é leve e porosa. Assim, ela melhora a circulação de ar entre as raízes, além de conseguir armazenar água.
A perlita é um mineral expandido extremamente leve. Você pode ler mais sobre a perlita clicando aqui.
O carvão vegetal também é leve e ajuda no equilíbrio do nível de água no solo.
Veja Também:
Posts Recentes:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou das dicas de como fazer substrato para cactos e suculentas? Logo após terminar a leitura, conte abaixo quais cactos e suculentas você cultiva em casa. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.