Como Montar Um Jardim No Quintal De Casa

como montar um jardim no quintal

Um jardim é um espaço de convivência não só com a natureza como também com a família e amigos. Muitos estudos enumeram os benefícios que o contato com as plantas traz para a saúde mental e física. No texto abaixo vamos mostrar algumas dicas de como montar um jardim no quintal de um jeito simples.

Você terá um espaço incrível para conviver com a família, confraternizar com os amigos ou simplesmente ter um pouco de paz. Quem nunca olhou para aquelas fotos de jardins incríveis na Internet e quis ter um?

E você pode ter tudo isso. Entenda como fazer um jardim no quintal de casa pode ser prazeroso e divertido. É só continuar a leitura.

Como Montar um Jardim no Quintal

Em primeiro lugar, estude seu espaço e imagine o que quer fazer, pegue referências na Internet, no Pinterest ou em sites especializados como de paisagismo ou decoração externa.

Estude se você vai deixar um espaço delimitado com piso para uso como varanda ou apoio. Em caso positivo, esse local pode ser adornado com vasos grandes de plantas que agregam muito na decoração do espaço como um todo.

Jardins verticais estão se alastrando pelas casas e apartamentos. Mesmo na parte externa eles ganham destaque. Eles podem cobrir paredes inteiras ou simplesmente ajudar a esverdear algum canto em que você não pode abrir mão do espaço.

Se a ideia parece interessante, clique aqui e veja mais sobre como montar um jardim vertical.

Depois de estudar o espaço que você tem, é bom fazer um esboço. Coloque tudo no papel. Onde vão as plantas, os vasos, os jardins verticais, a grama, as pedras, o piso.

Não deixe de separar um espaço para móveis de jardim, onde você e sua família vão poder desfrutar do resultado lindo que vai sair da conclusão do seu projeto.

Pesquisando as Plantas e Pensando em Outros Elementos

É muito importante que você escolha as plantas com a luminosidade disponível no jardim.

Embora muitas plantas se adaptam muito bem tanto em sol pleno como em sombra, o melhor é conhecer antes sobre as plantas escolhidas.

Escolher as plantas pode ser um dos pontos mais demorados no planejamento. Pois, envolve não somente o tipo de luminosidade que a planta precisa como também outros fatores.

Por exemplo, clima da sua cidade, ventos, temperatura, tipo de solo e umidade.

Assim, pense também em uma boa base de terra bem adubada. Tanto para as plantas que vão em vasos, em jardins verticais ou diretamente no solo quanto às gramíneas, caso elas estejam presentes em seus projetos.

Agora, se o projeto incluir pedras, você vai precisar de uma manta de drenagem para colocá-la entre a terra e as pedras para que com as chuvas, as pedras não fiquem sujas.

Você vai precisar também de separadores de grama, apesar do nome eles são usados também para separar um ambiente de um piso para o outro, e até entre pedras que tenham um tamanho diferente da outra, um jogo que faz um bonito contraste.

Colocando a Mão na Massa

Enfim, com tudo comprado e à disposição é hora de colocar a mão na massa. Saque de seu projeto e vamos lá!

Primeiramente você deve revolver a terra onde as plantas e gramíneas vão ser plantadas. Espere ao menos uma semana depois disso. Só então acrescente o material de adubo e misture tudo.

O próximo passo é o plantio em si. Não de verificar se a terra está aerada. A terra compactada tende a dificultar a drenagem da água do jardim e prejudicar, desse modo, as raízes.

Se no seu projeto constam pedras, é hora de cortar a manta do tamanho do espaço delimitado e colocá-las no lugar.

Posteriormente vêm as pedras, as maiores primeiro, preencha todos os buraquinhos para o efeito ser irretocável.

E por último, com os vasos plantados e nos seus devidos lugares; os móveis de jardim, onde agora você vai poder fazer tudo que quiser junto à natureza e ao novo espaço em sua casa!

Veja Também:

Gostou das dicas sobre como montar um jardim no quintal? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

4.8/5 - (11 votes)

Deixe um comentário