Como Plantar Cebola De Cabeça Em Canteiro Ou Em Vasos

Como plantar cebola de cabeça

Você vai aprender como plantar cebola de cabeça, que é sem dúvida a forma mais simples e rápida para um cultivo bem sucedido. Plantar cebola na forma de sementes exige paciência, sorte na germinação e tempo para o desenvolvimento da planta.

Já no passo a passo que iremos desenvolver, em apenas 5 meses, suas cebolas estarão prontas para serem colhidas e saboreadas. Vamos lá? Siga em frente com a leitura!

Como Plantar Cebola de Cabeça

Primeiramente, ao adquirir suas mudas, escolha dentre as cebolas de cabeça com aparência mais saudáveis e sem manchas de apodrecimento. Se possível, procure aquelas já com sinais de brotação, ou seja, brotos verdes aparecendo.

Para preparar as mudas, você pode cortar o tampão superior da cebola, ou não. A escolha é sua. Das duas maneiras os brotos surgirão. Porém, quando você corta o tampão eles se manifestam mais rapidamente.

A parte das raízes ficam para baixo. É essa parte da cebola de cabeça que ficará em contato com água, em um copo ou um prato fundo. Apenas 1 centímetro de contato basta.

Então, é preciso esperar de sete dias a duas semanas para que a cabeça desenvolva raízes e folhas.

O desenvolvimento vai ser diferente de uma muda para outra, isso é normal, vai depender do grau de brotação pré-existente, é importante trocar a água a cada dois dias.

Neste meio tempo, você pode preparar o local para plantar a cebola de cabeça em canteiro ou vaso que vai receber a muda.

É necessário que se tenha 30 centímetros de profundidade, para o bom desenvolvimento das raízes. Porém, o espaçamento entre uma cebola e outra pode ser de 10 a 15 centímetros.

Por outro lado, o substrato deve ser bem drenável e conter 3 partes de terra, 2 partes de adubo ou húmus de minhoca e uma parte de areia grossa.

Realizando o Plantio da Cebola de Cabeça

Só lembrando, que quando as mudas estiverem prontas elas devem ir para o local definitivo do cultivo, seja o canteiro ou o vaso com o substrato já misturado e em seu lugar.

Em seguida, você deve fazer pequenas covas e plantar a cabeça da cebola no substrato, só o que deve ficar visível são as folhas.

Logo depois, feche a cova. Tenha o cuidado de não compactar o solo demais. Então, regue.

Agora, na fase de enraizamento, as regas devem ser feitas duas vezes por dia, mas com moderação.

A cebola é uma planta de sol pleno, portanto, precisa ficar exposta ao sol por no mínimo 6 horas diárias.

Enquanto o cultivo da cebola segue, e agora você tem cebolinha à disposição, é só cortar um pouco.

Porém, quando as folhas atingirem 30 centímetros, é hora de fazer a poda. Deixe apenas 5 dedos de folhas, esta poda ajuda no desenvolvimento do bulbo.

Com 30 dias de cultivo, recomenda-se uma aplicação de bokashi, que deverá ser repetida com 60, 90 dias e assim sucessivamente.

Assunto Relacionado: Saiba O Que É Bokashi, Como Funciona E Quais Os Seus Benefícios

Plantação de Cebola de Cabeça

Entretanto, é difícil uma estimativa exata de colheita da cebola de cabeça. Depende de como cada bulbo vai se desenvolver, do substrato, da quantidade de sol, da rega, do clima. Citando um parâmetro, são cerca de 5 a 7 meses para plantar e colher a cebola de cabeça.

Contudo, você vai saber. O bom do plantio de cebola de cabeça, é que ele é muito visual, você acompanha o crescimento e saberá se ela está pronta para ser colhida ou não.

Aqui está uma forma de como plantar cebola de cabeça em um texto claro e objetivo. Não tem como errar, boa sorte no cultivo!

Veja Também:

Gostou das dicas sobre como plantar cebola de cabeça? Então, você já tem uma horta em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

4.9/5 - (9 votes)

Deixe um comentário