Como Plantar Cebola em Jardins e Vasos

como plantar cebola

A Cebola é um vegetal super versátil na horta. Principalmente se você ao invés de semear as sementes, começar plantando as próprias cebolas. Veja as principais recomendações de como plantar cebola em jardins e vasos.

Na região Sul do Brasil, comece entre julho e agosto, pois as cebolas suportam bem temperaturas mais baixas. Já nas outras regiões, Sudeste, Centro-oeste, Nordeste ou Norte a melhor época é entre fevereiro e maio.

Como Plantar Cebola

Preparo do solo

O substrato deve ser extremamente solto, se for plantar no jardim, retire possíveis pedras que podem impedir o crescimento dos bulbos.

Além disso, o solo precisa ser leve e drenado para que não exista o alagamento. Contudo evite o solo muito arenoso por sua baixa retenção da umidade.

O distanciamento entre linhas pode ser de 40 cm e entre uma cebola e outra um espaço de pelo menos 5cm.

Ao longo do cultivo o surgimento de ervas daninhas é comum e deve ser removido constantemente.

As plantas parceiras da cebola ajudam também no sombreamento. A alface e orégano são ótimos parceiros para serem cultivados entre as fileiras.

Regas da Cebola

As Cebolas não toleram o solo encharcado e nem as regas frequentes. Dessa maneira, só regue quando o substrato estiver muito seco.

Assim como são sensíveis a muito fertilizante.

Doenças e Pragas

O oídio, a tripes e a mosca-da-cebola são pragas comuns que podem atacar a sua horta.

Para identificar o oídio, fique atento a pontos esbranquiçados ou cinzentos nas folhas ou caules. Um local com um de pouco de vento pode evitar o oídio, já que é causado por fungos.

A Tripes é hoje a principal praga da cebola no país. São insetos muito pequenos que sugam a seiva da planta. Seu aparecimento é favorecido por períodos quentes e secos. O plantio de sorgo ou milheto, em volta das cebolas, formam uma barreira viva para esse tipo de praga.

Já a mosca-da-cebola é um parente próximo da mosca doméstica. Elas põem larvas de cabeça preta que danificam o sistema de raízes da cebola. Nesse caso, uma rede esticada sobre a fileira das cebolas ajuda na prevenção.

Veja Também

Como Plantar Abobrinha em Vasos

Flor do Manjericão: Como Evitar que Ela Prejudique sua Colheita

Agrião: a Planta Ideal para Plantar Com as Crianças

Gostou das dicas de como plantar cebola em jardins e vasos? Conte abaixo quais hortaliças você cultiva em casa. Aproveite e compartilhe com seus amigos e não esqueça de deixar o seu comentário

4.8/5 - (5 votes)

Deixe um comentário