Como Plantar Inhame no Vaso: Confira As Dicas

Como plantar inhame

O inhame é um tubérculo consumido em todo o mundo e base alimentar de muitos países. Isso porque ele possui um excelente valor nutritivo. Ele é rico em fibras solúveis, proteínas, vitaminas do complexo B, Vitamina C, provitamina A e além disso tem baixo índice glicêmico. Saiba como plantar inhame e ter uma colheita proveitosa.

O inhame precisa de sol e de um local com espaço para os vasos, já que suas raízes são grandes. Porém, se você preferir pode cultivá-lo no jardim. 

Como Plantar Inhame

Inicialmente vamos pensar nas mudas de inhame. Você precisará de inhames sadios, sem sinal de apodrecimento e preferencialmente, que já apresentem sinais de brotação, ou seja, algumas raízes para fora.

Então, corte esse pedaço do inhame que já está em brotação. Coloque-o em contato com 1 centímetro de água. Essa é a melhor maneira de como germinar o inhame a partir do próprio tubérculo.

Espere de 7 a 10 dias até surgir uma real brotação por cima da cabeça do inhame e também algum sinal de raiz.

Contudo, não se esqueça de trocar a água a cada dois dias.

Neste meio tempo, você prepara o substrato. Uma boa receita de mistura são 3 partes de terra e 2 partes húmus de minhoca.

Para começar um plantio com sucesso, inclua uma porção de adubo, como o Bokashi por exemplo. Já falamos nele aqui no blog.

Assunto Relacionado: Saiba O Que É Bokashi, Como Funciona E Quais Os Seus Benefícios

Em seguida, hora de providenciar o vaso. O inhame, cresce debaixo do substrato, ele precisa de muito espaço, o vaso tem que ter no mínimo 50 centímetros de profundidade, quanto maior e mais profundo o vaso melhor.

E mais, deve-se plantar uma muda para cada vaso e ela deve ser plantada já em seu local definitivo.

Realizando o Plantio do Inhame

Prepare o vaso cobrindo com o substrato já misturado.

Em seguida, deve-se fazer uma pequena cova e plantar a muda de inhame. É preciso deixar somente a pequena brotação da cabeça para fora do substrato, o restante para baixo.

Logo após, se realiza uma boa rega. As regas seguintes devem ser feitas uma vez ao dia.

O inhame é uma planta de sol pleno, portanto precisam ficar em exposição direta de luz solar por no mínimo 6 horas por dia. Quanto mais tempo de sol melhor será o desenvolvimento da planta.

Quando enfim completar-se 30 dias de cultivo, faça uma aplicação de adubo. Repita o processo em 60, 90, 120 e 150 dias.

Antes de 2 meses você já terá caules bastante altos com folhas abundantes.

Aliás, é através das folhas que você perceberá a hora certa para a colheita. Ou seja, em torno de 180 dias elas começam a amarelar e perder o vigor. Seu inhame está pronto.

Por fim, pegue na base do caule das folhas – isso vai causar um pouco de sujeira – e puxe tudo com força, seu inhame sairá debaixo da terra, lindo, grande, grosso, e livre de agrotóxicos.

Não se esqueça de pegar a tampa dele para fazer a próxima muda!

Entenda, contudo, que a qualidade do inhame que você colheu depende de vários fatores: a qualidade da muda, do substrato, o tamanho do vaso que ele teve para seu crescimento, a quantidade de exposição ao sol e a quantidade correta de rega.

Aproveite sua colheita e faça deliciosas receitas tanto doces como salgadas.

Veja Também:

Gostou das dicas de como plantar inhame em vasos? Conte abaixo quais hortaliças você cultiva em casa. Aproveite e compartilhe com seus amigos.

4.9/5 - (22 votes)

Deixe um comentário