Saiba Como Plantar Tomate: Caseiro e Orgânico

como plantar tomate

O tomate é um fruto muito valorizado na culinária e você pode produzir em casa mesmo. Basta seguir essas dicas para aprender tudo sobre como plantar tomate.

Um fruto popularmente conhecido e apreciado principalmente na cozinha brasileira por sua versatilidade. Pois com ele, podem ser preparados saladas, molhos, sucos e até pratos mais requintados.

Seu plantio também é fácil tanto dentro quanto fora de casa. O cultivo é favorável entre os meses de abril a junho e leva entre 90 a 120 dias para colheita.

Se você não abre mão do tomate em sua cozinha e quer garantir o máximo de naturalidade do seu alimento, veja abaixo algumas dicas para o plantio do tomate.

Conheça as Dicas de Como Plantar Tomate

Clima

Originário do clima quente, os tomateiros não são resistentes ao frio, entretanto, também não é recomendado temperaturas superiores a 35°C.

Todavia, o indicado são as temperaturas entre 20 °C a 26 °C. Mas caso tenha disponibilidade, pode ser feita uma estufa para controle do clima. Por certo, o plantio em vasos também é uma excelente opção para varandas ou apartamentos que tenham luminosidade suficiente.

Luminosidade

Os tomateiros se desenvolvem de forma saudável se foram expostos diretamente a alta luminosidade, assim, se faz necessário a exposição ao sol por algumas horas diariamente.

Solo Adequado Para Plantar o Tomate

No que diz respeito ao solo, os tomateiros não se desenvolvem bem em solos encharcados, tenha um bom projeto de drenagem. Outra dica é evitar o solo argiloso.

Mantenha o solo fértil, rico em matérias orgânicas e com pH entre 5,5 e 7.

Irrigação

É necessária irrigação constante, pois os tomateiros se desenvolvem melhor em solo úmido. Tenha atenção para não manter o solo encharcado pois pode haver infestação de pragas e fungos.

Se você possui dias corridos e não tem disponibilidade de irrigar constantemente. A irrigação programada é uma boa opção.

Como Plantar Tomate

Para o plantio se faz necessário mudas. Desta forma, coloque de 2 a 5 sementes em sementeiras ou o recipiente que preferir (levando em consideração a largura e a profundidade). Quando as mudas atingirem de 15 a 25cm, é hora de fazer replantio no local definitivo.

Se os tomates forem de tipo menores como o tomate anão, não há necessidade de replantio.

Concluindo todos os passos e acompanhando diariamente sua plantação, em pouco tempo (90 a 120 dias) você terá lindos tomates para enriquecer a sua alimentação com um fruto totalmente orgânico.

Como Plantar Camomila Por Sementes

Graminha para Gatos: Como Plantar em Casa

Como Plantar Cebola em Jardins e Vasos

Agrião: a Erva Ideal para Plantar Com as Crianças

Como Plantar Abobrinha em Vasos

Gostou das dicas de como plantar tomate em jardins e vasos? Conte abaixo quais hortaliças você cultiva em casa e logo depois aproveite e compartilhe com seus amigos. E então, deixe suas estrelinhas abaixo. Em seguida dê uma olhada nos outros artigos sobre plantas e decoração.

4.8/5 - (9 votes)

Deixe um comentário