As Tulipas possuem flores sensacionais e o único empecilho que existe é a dificuldade de cultivar as tulipas no clima quente do Brasil. O lado bom é que com as técnicas adequadas você vai conseguir o melhor resultado aprendendo a como plantar Tulipas tanto em vasos como no jardim.
A Tulipa possui origem asiática e virou símbolo da Holanda depois que chegou ao país em 1560. Faz parte da família de plantas Liliaceae e uma das suas características mais interessantes é a grande variedade de cores que a planta possui.
Existem várias espécies de Tulipas e você pode se surpreender com os diferentes formatos e cores de cada uma delas. Assim, diversifique na hora de comprar suas plantas.
Quantas vezes as Tulipas Florescem
As Tulipas são originalmente plantas perenes, contudo, os produtores, buscando flores mais exuberantes, maiores e melhores, criaram Tulipas para cultivo anual. Mesmo aquelas destinadas ao plantio em ambiente externo, dificilmente florescerão por mais de um ou dois anos.
Como Plantar Tulipas em Vasos ou no Jardim
O processo de plantio das tulipas é feito através de bulbos e por certo, mesmo plantando todos eles em uma mesma época, alguns surgirão mais cedo que outros. Isso acontece também com as flores.
De qualquer maneira, para ter flores na primavera, os bulbos devem ser plantados no início do outono. Eles precisam passar pelo período frio do inverno para se desenvolverem.
Prepare um substrato úmido, que tenha boa drenagem. Dessa forma, solos arenosos ou argilosos devem ser melhorados, adicionando matéria orgânica.
Para o plantio em vasos, se preferir comprar misturas prontas de substratos, escolha uma opção com bastante matéria orgânica como, por exemplo, solos próprios para samambaias.
Podem ser facilmente plantadas em fileiras no jardim ou separadas em vasos. No entanto, o local adequado para a planta deve ter exposição solar direta. Além disso, remova possíveis plantas invasoras e pedras que podem prejudicar o brotamento da Tulipa.
Como Plantar os Bulbos das Tulipas
Os buracos devem ter uma média de 5 centímetros de distância um do outro e mais ou menos uns 20 centímetros de profundidade. Bulbos maiores devem ter mais espaço, sendo assim, aumente a distância para 7 a 12 centímetros entre eles.
Agora, é só adicionar os bulbos com o lado pontudo voltado para cima, adicionar terra no buraco e em volta dos bulbos.
O ideal é que, após o plantio, o substrato esteja sempre umedecido. Sendo assim, planeje regas frequentes.
Como Replantar Tulipas
Você deve cortar as flores das Tulipas assim que elas morrerem, para que a planta não gaste energia tentando formar sementes. Isso garante uma planta mais forte para a primavera seguinte.
Todavia, ao retirar as flores, mantenha a folhagem até que elas fiquem amarelas. Depois disso, você deve retirar a planta do solo e remover todas as folhas e camadas externas que envolvem os bulbos. Então deixe-os secar em local arejado.
Logo depois, certifique-se de que os bulbos estão firmes ao toque e sem sinais de mofo. Coloque-os dentro de um saco de papel em local fresco e livre de calor. Como nosso clima é considerado quente para esse tipo de planta, o ideal é armazenar os bulbos na geladeira até o outono seguinte.
Além do mais, não fique surpreso, se ao replantar as tulipas, elas não apresentarem flores. Como já comentamos acima, por causa do aperfeiçoamento das flores, é provável que os mesmos bulbos não floresçam novamente.
Veja Também:
Gostou das dicas de como plantar Tulipas? Conte abaixo se você já cultiva em casa e logo depois aproveite e compartilhe com seus amigos. E então, deixe suas estrelinhas abaixo. Em seguida dê uma olhada nos outros artigos sobre plantas e decoração.