Que delícia essa redescoberta do cultivo dos próprios alimentos. As hortas caseiras estão ganhando cada vez mais espaço seja em pequenos jardins, nas varandas de apartamentos e até mesmo em pequenos vasos na cozinha. Veja aqui como preparar a terra para plantar suas próprias hortaliças.
O Tamanho Certo e o Local Para sua Horta
Para que seja funcional o espaço deve ser alongado e não deve ultrapassar os 140 cm. Dessa forma você pode trabalhar confortavelmente de todos os lados, alcançando, com um braço, mesmo as ervas que estão no meio da cama.
Em relação ao lugar, dois fatores são importantes. O primeiro se trata da posição do sol, você deve escolher um local sem sombra, já que a grande maioria das hortaliças precisam de luz solar. Além disso, se possível coloque as partes longas das camas voltadas para a posição norte ou para o sul. Isso garante uma boa incidência de luz no curso diário do sol.
O segundo fator é a natureza do solo. Felizmente podemos alterar algumas condições para conseguirmos um terreno mais fértil. Continue lendo para saber como.
Verificando a Terra Existente
Na maioria dos casos, o solo presente no terreno escolhido para a horta deve ser trabalhado antes da montagem das camas. Geralmente, a terra é fortemente compactada e possui baixo nível de matéria orgânica.
Sendo assim, primeiramente solte o solo. Se tiver grama no local apenas vire a grama de cabeça para baixo. Não desperdice a vegetação existente neste local pois posteriormente ela deve servir como compostagem.
Como Preparar a Terra para Plantar Hortaliças
Você deve cavar até uma profundidade de pelo menos 30 cm. Quebre com uma pá todos os pedaços sólidos. Afrouxe todos os pedaços de terra, dessa forma é como se estivesse fazendo uma aragem no terreno, como os agricultores fazem.
Não desperdice a vegetação existente neste local pois ela deve ficar no fundo.
Tanto a grama quanto a vegetação, colocadas na parte inferior, vão aumentar a proporção de matéria orgânica. Além disso servem como alimento para microrganismos e minhocas.
Em seguida deixe a cama descansar por 4 a 6 semanas e cave novamente. Esse tempo é adequado para o apodrecimento da vegetação que ficou no fundo.
Agora, desenterre tudo de novo e acrescente estrume de gado, húmus de minhoca, farinha de ossos e restos vegetais. Dessa forma você transforma o antigo solo arenoso e pobre em um solo rico em material orgânico.
Para evitar que a terra se espalhe, instale bordas de contenção que podem ser feitas com pedras ou tábuas de madeira. Além disso, existem muitas outras maneiras de cercar sua horta. Por exemplo, você pode optar por comprar os cercados de plástico ou metal nos centros de jardinagem ou construir um cercado de alvenaria.
Então, finalmente você pode plantar sua horta pela primeira vez. E se quiser saber sobre o que plantar, Conheça Os Tipos De Hortaliças Para Horta Mais Consumidos.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou das dicas de como preparar a terra para plantar? Conte abaixo quais hortaliças você cultiva em casa. Aproveite e deixe suas estrelinhas abaixo.