Como Usar Bokashi Nas Orquídeas

Como usar bokashi nas orquídeas

O Bokashi é um tipo de adubo orgânico com microrganismos eficazes que condicionam o solo acelerando a decomposição dos elementos orgânicos. Ele pode ser usado em todas as plantas de casa e também de jardim. Saiba como usar o Bokashi nas orquídeas que você tem independente da espécie.

Você encontra o Bokashi tanto na forma líquida quanto farelo. Assim, você pode fazer a aplicação foliar com a ajuda de um borrifador. Tudo vai depender da orquídea em que você pretende aplicá-lo.

Entendendo o Bokashi

Inicialmente, vamos responder uma dúvida muito comum: existe um tipo de Bokashi específico para orquídeas?

Não há nada na fórmula do Bokashi específico para orquídea que o diferencie dos outros produtos. Afinal, trata-se de um mesmo agente. Entenda melhor a seguir.

O Bokashi é uma mistura variante de compostos orgânicos que têm em comum a presença de Microrganismos Efetivos (ME) – bactérias, fungos e leveduras – que aceleram a decomposição destes compostos, deixando disponível para a planta mais rapidamente os nutrientes que ela precisa.

Sendo assim, ao encontrar o Bokashi com rótulo específico, desconfie. O mercado se beneficia da procura colocando um rótulo “específico para orquídeas” na fórmula, porém, nada muda, talvez só o preço.

Como Usar Bokashi em Orquídeas Aéreas?

A orquídea aérea é comumente cultivada em locais mais altos dentro de casa, nas varandas ou nas árvores dos jardins. Um exemplo muito conhecido é a espécie Vanda por exemplo. Como elas não utilizam substrato no cultivo, desse modo, indica-se o uso do Bokashi líquido.

Coloque a quantidade de Bokashi e água indicada na embalagem e derrame no pulverizador. Aplique em toda a extensão da planta, inclusive nas folhas.

Do mesmo modo, não se esqueça que as plantas também absorvem o produto pelo verso da folhagem, logo, pulverize-as também.

Uma dica é sempre colocar um pouco a menos do que a indicação embalagem. Em princípio, isso serve apenas como uma precaução para evitar o excesso de adubo na sua planta.

Como Usar Bokashi em Orquídeas no Vaso ou Jardim?

Todas as orquídeas que estão em vaso, como a linda Masdevallia coccinea da foto, podem ser adubadas com o Bokashi em farelo ou sólido. Porém, isso não exclui o uso do Bokashi líquido.

Ao fazer o replantio da sua orquídea, por exemplo, você pode misturar o substrato escolhido com farelo de Bokashi. Depois, após replantar, sempre faça uma rega.

Por outro lado, em caso de adubação rotineira, é bom sempre regar a planta antes. Isso evita a sobrecarga das raízes quando receber o adubo. Essa é uma medida de prevenção que deve ser observada em qualquer tipo de aplicação de adubo, seja orgânico ou inorgânico.

Coloque a quantidade de adubo de acordo com o tamanho do vaso e a espécie da sua planta. É indicado fazer a aplicação nas bordas do vaso.

Importante: não utilize Bokashi nas flores ou na época de floração. Esta é a época em que a planta está em sua fase mais ativa, não precisa de adubos ou condicionadores de solo. Apenas aprecie a sua beleza.

Veja Também:

Gostou desse artigo sobre como usar o Bokashi nas orquídeas? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.9/5 - (15 votes)

Deixe um comentário